Portugal: habitat e espécies ameaçadas


O Plano de Ordenamento do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, em Portugal, põe em risco as espécies e os habitats. É o que afirma a Liga para a Proteção da Natureza (LPN).

“Se a atual versão,  que ainda é uma versão de trabalho deste plano, for colocada em prática, consideramos que coloca em risco os objetivos do parque e as espécies, os habitats e a paisagem”, revelou Francisco Moreira, da direção nacional da LPN, citado pela agência Lusa.

O dirigente ecologista disse que a LPN “pretende evitar que algumas das normas que existem neste plano sejam efetivamente postas em vigor”.

A Liga para a Proteção da Natureza revela a gravidade da proposta. A “intenção é de informar a Comissão Europeia, caso esta proposta vá para a frente, para a violação de diretivas internacionais”, disse o diretor.

“Os valores naturais do parque podem ficar em risco”, revela Francisco Moreira. “O Parque tem dois problemas graves, entre outros, que têm a ver com a pressão turística no litoral e com a existência do perímetro de rega na agricultura dentro do Parque”, acrescenta.

Para a LPN, o PNSAVC deve ser reforçado com medidas de protecção da natureza e biodiversidade.

A associação revela ainda que o novo Plano de Ordenamento deve “impossibilitar a construção de empreendimentos turísticos fora dos perímetros urbanos” e “rejeitar a instalação de novos campos de golfe e de parques eólicos”.

No Plano de Ordenamento devem constar medidas como “conciliar as práticas agrícolas com a conservação dos valores naturais, aumentar a área de proteção total e aumentar as áreas de protecção marinha para um mínimo de 30%”.

Com informações do IOL Diário


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

AVANÇO

COMPORTAMENTO

'SAVE RALPH'

ÍNDIA

REVOLTA

AÇÃO SOCIAL

MÉXICO


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>