EnglishEspañolPortuguês

Como combater a giardíase em cães e gatos

6 de julho de 2009
1 min. de leitura
A-
A+

Pouco conhecida, a giardíase é muito mais frequente do que se imagina. Fezes líquidas, muitas vezes com a presença de sangue, são os sinais de alerta para esta patologia, cujo contágio ocorre quando um cão ou gato ingere cistos do protozoário, que podem estar presentes na água, em alimentos, na grama e até nas mãos das pessoas. Veja a seguir como lidar com a doença.

Segundo o Dr. Leonardo Brandão, médico veterinário e gerente de produto da Merial Saúde Animal, devem-se tratar todos animais que estão em um mesmo ambiente, inclusive os assintomáticos, pois a contaminação é muito provável.

A desidratação, especialmente dos filhotes (que são menores e mais sensíveis) é o principal sintoma, pois a giárdia causa diarreia crônica, cólica e gases, podendo haver perda de minerais e vitaminas ao longo do tempo, e a melhor maneira de fazer o diagnóstico da doença é por meio de exame de fezes.

Ainda segundo o Dr. Leonardo Brandão, a giardíase raramente se transforma em um quadro grave que leva ao óbito, desde que tratada adequadamente. Mas atenção: a reincidência da doença é muito comum, pois os cistos do protozoário ficam no ambiente e são muito resistentes. Logo, a limpeza e desinfecção ambiental com produtos adequados (desinfetantes à base de amônia quaternária são considerados excelentes para este fim), bem como o cuidado com a água que os animais bebem são essenciais para terminar com o problema.

Fonte: ClicRBS

Você viu?

Ir para o topo