EnglishEspañolPortuguês

Nova pesquisa faz um levantamento do número de vegetarianos e veganos nos EUA

5 de julho de 2009
2 min. de leitura
A-
A+

Por Gastão Dias Motta   (da Redação)

 
O interesse pela alimentação vegetariana tem crescido fortemente ao longo dos últimos vinte anos. Hoje em dia, quase todas as lanchonetes e restaurantes de todo o mundo oferecem opções vegetarianas. Mas quantas pessoas fazem parte do grupo dos que não se alimentam de animais e nem de seus subprodutos? 

Em uma pesquisa anterior conduzida pelo VRG (Grupo de Recursos Vegetarianos), foi perguntado se as pessoas, ao comerem fora, pedem um prato sem carne, peixe ou ave; mais de 50% responderam às vezes, frequentemente ou sempre (pesquisa de 2008).

Entretanto, o VRG queria descobrir quantas pessoas são realmente vegetarianas. “Você pode obter diferentes respostas, dependendo de como uma pessoa define o ‘vegetarianismo’. Como esta palavra possui atualmente uma conotação positiva, há pessoas que não são realmente vegetarianas, mas se intitulam como tal”, explicou um representante do VRG.

Uma pesquisa, realizada este ano, nos Estados Unidos, levantou dados interessantes. Com o objetivo de estimar o número de verdadeiros vegetarianos, o VRG encomendou uma pesquisa online ao Harris Interactive, que fez a seguinte pergunta: Quais dos seguintes alimentos, se houver algum, você nunca come? Selecione todos que se aplicam. Eu nunca como…

Carne
Ave
Peixe / frutos do mar
Laticínio
Ovo
Mel
Às vezes eu como de todos estes alimentos
Não sei 

Na pesquisa, 3% dos adultos dos EUA responderam que nunca comem carne, ave e peixe/frutos do mar. Estes foram classificados como vegetarianos. Deste grupo, 1% (do total) também nunca come laticínio, ovo e mel, tendo sido classificado como vegano. Oito por cento responderam que nunca comem carne. Ao analisar o mercado de alimentos vegetarianos ou veganos, é preciso também considerar um número muito maior de pessoas interessadas nestes itens, mesmo que elas não sejam realmente vegetarianas. Com 5% das mulheres na faixa de 18-34 anos sendo vegetarianas, e 12% das mulheres nesta mesma faixa etária não comendo carne, nota-se um enorme mercado para empresas e restaurantes desenvolverem mais produtos e pratos sem carne para estes consumidores.

Em números aproximados da pesquisa, 3% da população dos EUA são ovolactovegetarianos, sendo 1% vegano. É possível estimar então que haja entre 6 e 8 milhões de adultos vegetarianos nos Estados Unidos.

Ao olhar para estes números, vemos também que os veganos se constituem em uma alta porcentagem dos vegetarianos. Veganos geralmente são ativistas que divulgam sua convicção, de forma que as empresas deveriam levar em consideração os veganos ao desenvolverem novos produtos.

Detalhes técnicos sobre a pesquisa podem ser encontrados em http://www.vrg.org/press/2009poll.htm , onde também há um link para pesquisas sobre o Reino Unido.

Para mais informações sobre pesquisas vegetarianas, consulte: http://www.vrg.org/nutshell/faq.htm#poll

http://www.vrg.org/press/2009poll.htm

Você viu?

Ir para o topo