EnglishEspañolPortuguês

Elefantes de Bangkok voltam ao seu habitat graças a programa de adoção

4 de julho de 2009
2 min. de leitura
A-
A+

Por Marcela Couto (da Redação)

Elefantes transitando entre carros e na porta de bares são comuns na agitada vida noturna da cidade de Bangkok há mais de duas décadas. Agora as autoridades planejam mandá-los de volta à selva.

Elefante convive entre as pessoas nas ruas de Bangkok

Oficiais tailandeses afirmam ter encontrado uma solução inovadora: oferecer os paquidermes para adoção. Assim, todos os grupos interessados na reintrodução destes animais em seu habitat natural poderão pagar uma quantia por cada elefante, financiando sua liberdade.

Muitos grupos já pagaram os estimados 500.000 baht (aproximadamente U$ 14.664) para comprar um elefante e enviá-lo para uma reserva na zona rural.

Metade dos duzentos elefantes da cidade já foi reintegrada à reserva desde que o programa começou, em março. O governador de Bangkok Sukhumphan Boriphat declarou em uma conferência na sexta-feira que o restante dos animais será adotado em no máximo um ano.

“Elefantes circulando por aí podem causar acidentes, mas estamos especialmente preocupados com os riscos a que os próprios animais são expostos”, disse Sukhumphan. “É importante que os elefantes sejam retirados de Bangkok o mais rápido possível”.

Os elefantes chegaram a Bangkok no final da década de 1980, após uma proibição torná-los desnecessários para o trabalho na floresta. Desde então, os animais têm sido comercializados ilegalmente em áreas urbanas. Os chamados “domadores” dos elefantes utilizam os animais para persuadir turistas e promover a venda de artigos em marfim. Muitos paquidermes se machucam seriamente em acidentes com automóveis e ficam presos em buracos no asfalto.

O governo já pensou em retirar os animais da cidade até com uma frota de caminhões, mas desta vez a campanha está muito bem planejada e inclui microchips para inserir nos elefantes e rastreá-los. Além do mais, conhecendo melhor o paradeiro dos elefantes é possível convencer as fundações de que eles precisam ser reintegrados ao seu habitat natural.

Os antigos tutores dos elefantes poderão usar o dinheiro ganho para abrir um novo negócio, livrando os animais da exploração. De acordo com a polícia local, aqueles que recusarem ofertas justas de compra serão multados.

“Eles são ícones do nosso país”, disse Chookiat Prathipasen, deputado e secretário geral da Elephant Reintroduction Foundation, que já adotou 63 elefantes e planeja adotar um total de 81. “Eles não devem ser tratados como pets”.

Assim que chegarem a seu novo lar, os elefantes serão treinados para encontrar comida na floresta, para que possam enfim usufruir plenamente de sua autonomia e direito à vida e habitat naturais.

Com informações de Associated Press / Foto por Associated Press

Você viu?

Ir para o topo