EnglishEspañolPortuguês

Cascavel aparece em telhado de casa em Salvador/BA

3 de julho de 2009
2 min. de leitura
A-
A+

Uma cobra cascavel de 1,5 metro foi retirada de uma casa na 3ª Travessa Sete de Setembro, no Bairro da Paz, Salvador,  na manhã desta sexta-feira, 3. A cobra estava no telhado da casa de Apolônio Ribeiro Gomes, 56 anos. O morador viu o animal na noite de quinta-feira, 2, quando subiu no telhado para trocar uma lâmpada.

Gomes diz que ligou para o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e voltou a subir no telhado, não avistando mais a cobra. “Tomei duas doses de conhaque e fui pra cama”. Na manhã seguinte, o morador constatou que a cobra continuava no telhado e apenas havia mudado de lugar.

Assustado, Gomes chamou o vizinho, que ligou para o Ibama mais uma vez. Na manhã desta sexta-feira, 3, soldados da Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa) foram ao local retirar o animal. A captura foi feita em menos de 10 minutos. Para isso, a Coppa utilizou uma cambão (equipamento com uma espécie de gancho na ponta para imobilizar a cobra pelo pescoço) e uma caixa de contenção, onde a cascavel foi colocada e, de acordo com o tenente Silveira, seria encaminhada para o centro de triagem do Ibama para ser examinada.

“Caso não tenha nenhum tipo de problema, será reintroduzida à natureza”, destacou, informando que a cascavel foi para o telhado provavelmente em busca de alimento. A cobra capturada, segundo a Coppa, era um animal novo e que estava em mudança de pele. Sem precisar quantos chocalhos tinha, o sargento disse que cada um representava uma muda de pele.

Silvio Roberto, que mora na casa vizinha, foi quem acionou o Ibama. Para ele, as construções que vêm sendo feitas na Avenida Paralela é  que estão por trás dos aparecimento desse tipo de animal. “Há um desequilíbrio da natureza, com tanto desmatamento”, acentuou.

Fonte: A Tarde On Line

Você viu?

Ir para o topo