EnglishEspañolPortuguês

A Noruega interrompe caça às baleias em razão da baixa demanda

3 de julho de 2009
1 min. de leitura
A-
A+

Por Juliana Marques  (da Redação)

Os baleeiros noruegueses interromperam a caça às baleias no meio da estação deste ano. Menos da metade da cota de 885 cetáceos foi capturada por causa da saturação da demanda.

Para os defensores de animais, esta decisão é a prova do desinteresse dos consumidores pela carne de baleia, um animal protegido por uma moratória desde 1986. Técnicos da área afirmam que a interrupção prematura deve-se à saturação das usinas de condicionamento de terra.

Os baleeiros noruegueses foram informados da interrupção em meio à estação que ocorre de abril a outubro, enquanto em média 350 pequenas baleias minke foram arpoadas.

Se não recomeçarem a caça na estação, 2009 será o pior ano para a caça às baleias desde que a Noruega retomou a caça comercial, em 1993.

A Noruega e a Islândia, que proferiram reservas  sobre a moratória de 1986, são os únicos paises a autorizar a caça comercial à baleia, estimando sua população abundante. O Japão também pratica a caça, mas oficialmente para fins científicos, mesmo que uma grande parte da carne siga para o mercado.

*com informações da AFP

Você viu?

Ir para o topo