EnglishEspañolPortuguês

Acordo obriga laboratórios a expor testes em animais para o público

2 de julho de 2009
1 min. de leitura
A-
A+

Por Marcela Couto   (da Redação)

De acordo com uma nova determinação assinada nesta quarta-feira (1) pela Humane Society of the United States e pelo Ministério da Agricultura, as instalações que realizam pesquisas com animais serão obrigadas a divulgar informações online sobre seus experimentos.

A nova regra determina que o Ministério da Agricultura deverá publicar relatórios anuais das instalações, incluindo as chamadas “informações de dor e aflição”, em seu website oficial. O acordo passará ainda pela Suprema Corte Federal do Distrito da Columbia para aprovação final.

“Ficou claro durante o processo que o Ministério da Agricultura poderia estar agindo para ocultar as pesquisas do conhecimento popular; estamos satisfeitos com o novo acordo que tornará as informações sobre experimentos animais disponíveis a todos”, disse Kathleen Conlee da Humane Society.

O governo Bush parou de divulgar as informações de testes em animais em 2002, de acordo com o grupo, retomando a postagem de relatórios anuais em 2005 devido a um processo movido pela HS. O acordo servirá para evitar que futuras administrações desrespeitem a regra, prevista em lei.

Os relatórios feitos pelas instalações de pesquisa deverão conter dados como quantidade de animais, tipos de animais, dores que necessitaram de anestésicos e possíveis “justificativas” para sofrimento e procedimentos cruéis envolvidos.

O processo movido em 2005 acusou o Ministério da Agricultura de violar o direito à informação, negando a divulgação dos relatórios. O HS acredita que o acesso às informações detalhadas sobre os cruéis experimentos animais pode representar um grande avanço para a conscientização da população.

Com informações de Las Vegas Sun

Você viu?

Ir para o topo