EnglishEspañolPortuguês

Olhar de culpa de cachorros é imaginação dos humanos

15 de junho de 2009
1 min. de leitura
A-
A+

De acordo com um estudo realizado na Universidade Barnage, em Nova York, Estados Unidos, pessoas que convivem com animais de estimação enxergam olhares de culpa e penitência nos animais, mesmo quando os cachorros não tenham feito nada de errado.

Em um experimento, os pesquisadores disseram àqueles que conviviam com cachorros que eles tinham se comportado mal, pegando coisas que não podiam. Nessa ocasião, os donos afirmaram que podiam ver um olhar de culpa nos cachorros – que eram totalmente inocentes das acusações.

Os pesquisadores insistem que não há motivos para acreditar que os donos conseguem ler a linguagem corporal de seus animais de estimação.

A pesquisa mostrou que os cães tiveram a mesma expressão de culpa depois de terem levado broncas.

Alexandra Horowitz, que realizou a pesquisa, disse que simplesmente chamar o cachorro com uma expressão e tom acusatório é suficiente para que o cachorro tenha um comportamento submisso.

A pesquisa afirma que os donos apenas projetam valores humanos nos seus animais. “Os resultados mostram que o tal olhar de culpa é apenas uma resposta a uma bronca: não é expressado apenas quando o cão é realmente culpado”, afirma Horowitz.

Fonte: Hype Science

Você viu?

Ir para o topo