EnglishEspañolPortuguês

Guerrilheiros matam animais do maior parque natural africano

25 de junho de 2009
1 min. de leitura
A-
A+

(da Redação)

imagem de funcionários do Virunga parque
foto: AFP

Dezenas de animais foram mortos por grupos armados no mais antigo parque nacional na República Democrática do Congo desde o início do ano, segundo informaram funcionários e grupos ambientalistas.

Chimpanzés, elefantes, antílopes, hipopótamos e aves foram abatidos após Virunga National Park se tornar cenário de intensos combates. O parque, na fronteira com a Uganda, foi eleito um Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, e é o lar de espécies ameaçadas, como o gorila-das-montanhas.

“Quatro chimpanzés foram mortos na semana passada na zona central e 11 elefantes desde o início do ano”, disse o diretor do parque, Emmanuel de Merode.  E acrescentou: “um grande número de animais, incluindo antílopes, também foram mortos”.

Bantu Lukamba, da  ONG Inovação, afirmou que “pelo menos 31 animais, incluindo 11  aves migratórias e três hipopótamos foram mortos entre os dias 25 de maio e 16 junho”.

Grupos armados invadiram o parque desde o ano passado com a deflagração dos conflitos. Virunga National Park tornou-se palco de intensos combates, principalmente entre as forças governamentais e rebeldes ou os seus representantes do Congresso Nacional para a Defesa do Povo.

“É impossível obter o controle da situação no parque, dado o grande número de homens armados que exploram os seus recursos”, disse o diretor Merode.

O parque em 1980 era um dos santuários de hipopótamos mais importantes do mundo com 27 mil animais. Existem atualmente menos de 300, segundo Merode.

Criado em 1925, Virunga National Park é o mais antigo da África.

*com informações da AFP

Você viu?

Ir para o topo