EnglishEspañolPortuguês

Ação humana levanta barreiras e faz animais desistirem de migrar

3 de junho de 2009
1 min. de leitura
A-
A+

Cercas, plantações, construções. Existe tanta coisa no meio do caminho das espécies terrestres que migram que algumas simplesmente pararam de fazer isso.

Os pesquisadores do Museu Americano de História Natural observaram 24 espécies – animais grandes, com mais de 20 quilos, como alces, zebras e antilocapras. E concluíram que essas populações estão migrando menos e diminuindo de tamanho. Algumas, como um tipo de Gnu (o Connochaetes gnou), deixaram de ser espécies migratórias. Agora, ficam sempre no mesmo local.

Os animais viajam para encontrar comida e água. Podem andar centenas de quilômetros atrás de ambientes favoráveis.

Limitada a regiões menores, a população, cujo direito de ir e vir foi cassado por um imenso canavial atravancando a sua rota, encontra menos comida. Resultado: a quantidade de animais vai diminuindo – em alguns casos, levando a espécie para perto da extinção.

Em certa situações, animais migram porque a região onde estavam já não oferece a mesma quantidade de alimentos de antes.

Isso pode acontecer porque a população dos animais cresceu e eles esgotaram a comida da área. Ou então porque, naquele ano, as condições climáticas foram desfavoráveis – choveu pouco, por exemplo -, as plantas renderam menos comida e os bichos ficaram numa pior.

Sem obras humanas pelo caminho, eles andariam até outra região e teriam mais chances de sobreviver.

Fonte: Folha Online

Você viu?

Ir para o topo