EnglishEspañolPortuguês

Vacinação contra a raiva animal começa no próximo sábado

29 de junho de 2009
3 min. de leitura
A-
A+

Os tutores de cães e gatos devem ficar atentos para o “Dia D” da Campanha de Vacinação Antirrábica Canina e Felina, que será no dia 4 de julho. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) tem como meta imunizar aproximadamente 450 mil cães e 100 mil gatos em todo o Estado do Espírito Santo. A campanha termina no dia 3 de agosto.

A intenção é que, em todos os 78 municípios capixabas, haja postos de vacinação durante todo o período de mobilização.

A campanha é a principal estratégia de controle do Programa de Profilaxia da Raiva. Segundo a coordenadora da equipe de Referência Técnica Estadual da Raiva, Joaquina Rocha Pezzopane, a mobilização pretende estabelecer uma barreira imunológica capaz de interromper a transmissão do vírus da raiva em curto espaço de tempo, na população canina e felina, evitando o surgimento de casos em humanos.

Contato

“Os animais domésticos de estimação são as principais fontes de transmissão da doença para os seres humanos. O homem recebe o vírus da raiva por meio do contato com a saliva do animal enfermo”, explicou a coordenadora.

Em 2008, foram imunizados 520 mil animais, sendo 434 mil cães e 85 mil gatos. Em 2007, foram vacinados 429.578 cães e 83.061 gatos, totalizando 512.639 animais.

A raiva

A raiva é uma zoonose causada pelo Rhabdovirus, que não tem cura, levando o hospedeiro a uma encefalomielite aguda (inflamação das meninges). A doença tem uma predileção por nervos e apresenta 100% de letalidade, porém é imunoprevinível, isto é, existe vacina.

Acomete todos os mamíferos de sangue quente, inclusive o homem. No meio urbano, o principal e maior transmissor da raiva para o ser humano é o cão.

No meio rural, os principais transmissores são os animais silvestres, com ênfase nos morcegos hematófagos (que se alimentam de sangue). Já os morcegos frutíferos (que se alimentam de frutas), e que também são infectados com o vírus rábico, são mais encontrados no meio urbano.
O animal raivoso:

– Os sintomas de um animal raivoso são caracterizados pela perda do apetite, baba freqüente, permanência em locais isolados e escuros, cauda caída e cansaço, permanecendo sempre no chão.
 
– Somente cães e gatos são passíveis de serem observados e a observação ocorre durante 10 dias.

– Após a mordida, a vítima deve procurar imediatamente o médico e o animal deve ficar isolado em um local seguro para observação.

A vacina

A Vacina Antirrábica Canina (VARC) não tem contraindicação e deve ser aplicada pela via subcutânea em dose única de 2 ml para cães e gatos de qualquer idade, sexo, peso e tamanho – independentemente do estado nutricional do animal – e também para fêmeas lactantes e gestantes.

A única recomendação é para fêmeas gestantes quanto ao risco de causar aborto, pois é necessário conter o animal na hora de vaciná-lo. Vale destacar que não é recomendada a entrega da vacina ao proprietário do animal para aplicação em casa.

O proprietário que não puder levar o animal no “Dia D” da campanha deve procurar a Secretaria de Saúde do seu município para efetuar a vacinação.

Fonte: Gazeta Online

Você viu?

Ir para o topo