EnglishEspañolPortuguês

Palestra orienta crianças sobre guarda responsável de animais

29 de junho de 2009
1 min. de leitura
A-
A+

Cerca de 500 crianças das escolas municipais de Caraguá já assistiram as palestras dos técnicos do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) sobre a guarda responsável de animais domésticos. A superpopulação de cães e gatos é um problema vivido pela maioria dos centros urbanos. Nesta terça-feira (30), às 13h. será a vez das crianças da EMEF Prof. Oswaldo Ferreira, no bairro Casabranca, aprenderem como cuidar de seus bichinhos de estimação.

Paralelo às palestras, o CCZ está com a campanha de castração dos animais. Oito clínicas veterinárias estão credenciadas para o programa, que teve início no último dia 18 de maio. Cerca de 200 animais já foram castrados. A expectativa é atingir a marca de 1.500 cães e gatos até o final do ano.

O diretor de Saúde Coletiva, veterinário Guilherme Garrido, explica que no ano passado foram castrados 500 animais e que somente três clínicas estavam habilitadas para realizar o procedimento. “Este ano, houve um maior interesse dos profissionais da área e a campanha deverá obter melhores resultados”, disse.

Os interessados em castrar seus cães e gatos devem procurar o CCZ com os seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência e de renda familiar, que não deve ultrapassar dois salários mínimos. Será feito o cadastramento do animal e o tutor terá que efetuar o pagamento de uma taxa de cerca de R$ 10,00, na agência do Banco do Brasil, na prefeitura. A taxa refere-se ao pagamento e instalação do micro-chip.

Após o pagamento, o tutor deve retornar ao CCZ com o animal para a colocação do micro-chip, que é obrigatório. Na oportunidade, também recebe o encaminhamento para a clínica veterinária para a castração.

Serviço:

Centro de Controle de Zoonoses: avenida Ministro Dílson Funaro, 115, no bairro Jardim Britânia. Mais informações pelo telefone 3887-6085.

Você viu?

Ir para o topo