EnglishEspañolPortuguês

Baleias-francas são avistadas no litoral de Santa Catarina

26 de junho de 2009
1 min. de leitura
A-
A+

imagem de baleiaDuas baleias-francas, uma fêmea e um filhote, foram avistados na região da Praia do Rosa em Imbituba, no sul de Santa Catarina, na quinta-feira (25). Os mamíferos chegaram ao litoral catarinense um pouco antes do esperado, pois geralmente são vistos nas primeiras semanas de julho.

A observação e o registro fotográfico foram feitos pelo empresário e presidente do Instituto Baleia Franca (IBF), Enrique Litmann. Mãe e filhote surgiram por volta das 12h30 e estavam um pouco distantes da praia.

“Pelos movimentos do filhote, acreditamos que tenha nascido há pouco mais de 10 dias”, explica a bióloga do IBF, Mônica Pontalti.

O movimento de baleias da espécie franca geralmente ocorre em águas mais rasas a partir de julho. Elas se deslocam da região da Antártida para Santa Catarina e se concentram principalmente entre Garopaba e Laguna para reprodução e amamentação dos filhos.

Segundo estimativa do IBF, a população de baleias-francas que circulam pela África, Nova Zelândia, Austrália e Antártida é de sete a oito mil mamíferos. Destes, cerca de 500 se dirigem ao sul do Brasil, enquanto os demais se concentram na região da Península de Valdés, na Patagônia Argentina.

“Nessa época o inverno é muito rigoroso na Antártida e as baleias partem em busca de águas mais quentes para o nascimento e amamentação dos filhotes”, ressalta Mônica.

No início de junho, pescadores disseram ter observado uma baleia-franca em alto-mar em uma área entre Garopaba e Imbituba. Até o final de outubro, quando os mamíferos retornam à Antártida, o turismo de observação das baleias se apresenta como um importante instrumento da economia da região de Imbituba, principalmente na Praia do Rosa.

Fonte:  Diário Catarinense

Você viu?

Ir para o topo