EnglishEspañolPortuguês

Ibama apreende cocares em Parintins

25 de junho de 2009
1 min. de leitura
A-
A+

Fiscais do Ibama autuaram, ontem (24), no Porto de Parintins, no Amazonas, dois indígenas da etnia Wai-Wai que transportavam cocares e outros adereços confeccionados com penas e bicos de animais silvestres, o que é crime ambiental. Os indígenas afirmaram vir do Pará e que venderiam o material durante o Festival Folclórico de Parintins. Eles foram encaminhados à Fundação Nacional do Índio (Funai) e responderão a processo em liberdade.

O material estava guardados em caixas de papelão e vinha sendo transportado por duas famílias indígenas.

Apenas dois homens, um de cada família, foram autuados. Entre os adereços apreendidos, chamou atenção um adorno feito com um bico inteiro de tucano.

“Isso é muito triste, porque não tem outro jeito de conseguir esse material senão matando o animal. É uma pena que isso ainda aconteça”, disse o coordenador operacional do Ibama em Parintins, Leandro Aranha.

Ele diz que, há seis anos, o Ibama vem realizando uma campanha de orientação e repressão contra a utilização de plumárias oriundas de animais silvestres em adornos vendidos durante o Festival Folclórico. (AL)

Fonte: Portal Amazônia

Você viu?

Ir para o topo