EnglishEspañolPortuguês

Comissão da Alerj acusa Centro de Controle de Zoonoses de praticar eutanásia em dez cães

24 de junho de 2009
2 min. de leitura
A-
A+

A Comissão de Defesa do Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) informou nesta quarta-feira (24) que o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Prefeitura do Rio praticou eutanásia em dez cães, a maioria pitbulls. De acordo com a comissão, a denúncia foi confirmada por técnicos que estiveram no CCZ, em Santa Cruz, no último dia 17.

Segundo o relatório, os animais foram mortos entre os dias 8 e 27 de maio deste ano por serem muito agressivos e pela falta de profissionais especializados na ressocialização destes cães, o que os impediria de dividirem espaços com outros bichos.

Para a comissão, a eutanásia em animais saudáveis contraria a Lei de Crimes Ambientais.

“A justificativa para a eutanásia foi a da agressividade extrema, particularmente voltada ao pitbull. Cabe ressaltar que, independentemente de termos atestado as reais deficiências do CCZ, a prática de eutanásia em animais sadios contraria a lei e ainda se configura em crueldade e maus-tratos, bem como em desvio de função, visto que um animal antissocial não representa risco de zoonoses”, disse o presidente da comissão da Alerj, deputado André Lazaroni (PV).

Ainda de acordo com a Alerj, o centro estaria com as paredes infiltradas e sem pintura, piso instável, móveis desgastados e quebrados, falta de pessoal, veículos deficientes e alojamentos para os animais em péssimas condições. O relatório afirma ainda que uma obra no centro cirúrgico da unidade já duraria quatro anos.

A presidente da Sociedade União Internacional Protetora dos Animais (Suipa), Isabel Cristina do Nascimento, disse que o fato não é uma exclusividade do CCZ do Rio: “Queremos leis que garantam a dignidade dos animais. Eles não podem parar num órgão da prefeitura e acontecer o que está acontecendo.”

Os problemas no CCZ, que é um órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, motivaram uma manifestação de organizações de defesa dos animais, nas escadarias do Palácio Tiradentes, na terça-feira. Homens fantasiados de cachorros, mulheres com máscaras de gatos e integrantes de ONGs de protetores de animais protestaram contra o que classificaram como um “ato de extrema crueldade”.

“Vamos articular politicamente para resolver este problema na CCZ. Temos denúncias graves que não podem ser deixadas de lado. Conheço o prefeito Eduardo Paes e sei que ele vai se manifestar e tomar alguma providência”, afirmou Lazaroni.

A Secretaria Municipal de Saúde informou que vai se pronunciar sobre o caso ainda nesta quarta-feira.

Fonte: O Globo

Você viu?

Ir para o topo