EnglishEspañolPortuguês

"Amigos do Mar": um exemplo de boa ação ligada à proteção dos mares

24 de junho de 2009
4 min. de leitura
A-
A+

Foto do evento que debatia a vida marinhaO Programa Amigos do Mar, iniciativa em parceria entre o Instituto Arcor Brasil e Projeto Tamar-ICMBio – Instituto Chico Mendes -, foi apontado, no Meeting Vida Marinha – Desenvolvimento e Preservação dos Mares, como um modelo de ação, praticada pelo setor empresarial em conjunto com a sociedade civil, ligada à proteção dos mares, imperativa para o equilíbrio ambiental do planeta. A segunda edição do meeting foi realizada nos dias 18 e 19, em Santos, em promoção da TV Tribuna e Una Marketing de Eventos, com apoio de várias instituições e empresas privadas.

O meeting reiterou a importância da preservação dos ecossistemas marinhos, em termos de diversidade de espécies e de sua importância para combater o aquecimento global, e contou com a participação de vários expositores, com a apresentação de projetos considerados de sucesso em proteção da vida marinha.

Na abertura do meeting, na tarde de 18 de junho, o diretor-presidente da TV Tribuna, Roberto Clemente Santini, destacou a vocação natural da Baixada Santista para a discussão das questões associadas à vida marítima. “A fascinante vida marinha, que nem todos ainda conhecem”, salientou.

Vários prefeitos e outras lideranças da região metropolitana da Baixada Santista participaram da abertura do meeting. O senador Aloizio Mercadante Oliva (PT-SP) fez um apelo para que a “Amazônia azul não vire um Rio Tietê”, em referência às ameaças sobre o ambiente marinho, como a disposição inadequada de resíduos e esgotos sem tratamento.

O mergulhador e documentarista Lawrence Wahba – conhecido do grande público brasileiro por sua participação no Domingão do Faustão – fez a primeira exposição do meeting, relatando sua experiência de mergulhos em várias partes do planeta. Ele lamentou ter encontrado, em diversos locais, resíduos depositados no fundo do mar, afetando o equilíbrio ambiental e a diversidade de espécies.

Wahba citou o caso dos plásticos lançados ao mar e que acabam sendo digeridos pelas tartarugas marinhas, que confundem esse material com seus alimentos habituais. O resultado é a morte das tartarugas marinhas, e daí a importância de ações de educação ambiental para a proteção dessas e outras espécies dos mares, completou.

O impacto positivo, em termos de educação ambiental ligada à vida marítima, do Programa Amigos do Mar, foi justamente o destaque da atividade seguinte do meeting, o painel A Importância da Participação da Iniciativa Privada Apoiando Projetos de Preservação da Vida Marinha.

No painel, o Programa Amigos do Mar foi apresentado pela bióloga Suami Macedo, da Base de Ubatuba do Projeto Tamar/ICMBio e que representou o Instituto Arcor Brasil. Também participou o gestor de Programas Ambientais da Petrobras, Carlos Torres.

A bióloga Suami lembrou que desde 2003 a Arcor do Brasil apoia a base de Ubatuba (SP) do Projeto Tamar, exemplo mundial de preservação da biodiversidade marinha. Em 2006 o apoio se estendeu à Base de Florianópolis, a mais nova do Projeto Tamar.

O Instituto Arcor Brasil é igualmente parceiro do Projeto Tamar/ICMBio no Programa Amigos do Mar, que tem como objetivo a proteção das águas e da vida marinha, através de ações de educação ambiental e desenvolvimento local sustentável. O programa é implementado a partir da grande experiência do Projeto Tamar na proteção das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, em conjunto com o Instituto Arcor Brasil, que em seus cinco anos de atuação, lembrados em 25 de maio, tem se dedicado prioritariamente a ampliar as oportunidades educacionais nas áreas de atuação da empresa Arcor do Brasil.

Uma das ações do programa é o Prêmio de Educação Ambiental Amigos do Mar, que em cinco edições já atingiu 1.564.500 alunos do ensino fundamental de 5.931 escolas públicas e particulares de 15 Estados brasileiros, incentivando alunos e professores a refletirem sobre a biodiversidade e a proteção dos recursos naturais. Trata-se, portanto, de uma das mais abrangentes ações de educação ambiental em curso no Brasil.

Concorrem ao Prêmio de Educação Ambiental Amigos do Mar desenhos elaborados por duplas de alunos após a realização das aulas de educação ambiental sugeridas no Guia do Professor Nossas Águas Sempre Limpas, ferramenta de educação ambiental que está à disposição pelo site www.amigosdomarnaescola.com.br. Em 2008, na quinta edição do prêmio, o concurso nacional chegou aos nove Estados da Região Nordeste, além de São Paulo e Minas Gerais. Na sexta edição, de 2009, foi incluído o Espírito Santo.

O apoio ao Programa Amigos do Mar, completou Suami Macedo, “está em sintonia com a preocupação, por parte do Instituto Arcor Brasil, com uma educação integral, que inclua uma visão ética sobre a relação entre o ser humano e o meio ambiente, considerando os ecossistemas, a preservação da biodiversidade e dos recursos naturais”.

O Meeting Vida Marinha foi encerrado no dia 19, sexta-feira, com várias atividades, como a palestra de Leandra Gonçalves, coordenadora da Campanha de Oceanos do Greenpeace Brasil, e uma exposição sobre o Programa Antártico Brasileiro, com o capitão-de-mar-e-guerra José Robson Medeiros, sub-secretário para o Programa Antártico Brasileiro.

Fonte: FolhaBlu

Você viu?

Ir para o topo