EnglishEspañolPortuguês

Baleia é encontrada morta em praia de Maceió (AL)

22 de junho de 2009
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: Daniel Dabasi
Foto: Daniel Dabasi

Uma baleia encontrada na praia de Pajuçara, nas proximidades do Clube Regatas Brasil (CRB), em Maceió (AL), despertou atenção de dezenas de pessoas no início da tarde desta segunda-feira (22).

Uma equipe do Projeto Peixe-Boi foi acionada e compareceu ao local. De acordo com os primeiros levantamentos, trata-se de um filhote da espécie Minke de 4,55m com possibilidade de chegar a 15m quando adulto. Conforme informações de especialistas, o filhote teria se desgarrado da mãe. 

Segundo o coordenador do Projeto Peixe-Boi, Iran Normande, esse é o primeiro registro desse tipo de baleia em águas alagoanas. “É uma espécie muito rara de se encontrar, apesar de ser de ampla distribuição, é típica de águas profundas do oceano atlântico” – explicou.

De acordo com ele, a baleia apresenta ferimentos provavelmente provocados por tubarão. “Vamos agora tirar as coordenadas geográficas e fazer a coleta de tecido para análise, inclusive do intestino para ver se o animal estava se alimentando direito”, disse. O material será analisado pelo Centro Mamífero Aquático, o resultado está previsto para sair em dois dias.

A equipe aguarda retorno da Prefeitura de Maceió para saber se o animal será enterrado na própria praia ou será encaminhado para o lixão.

O Corpo de Bombeiros compareceu ao local para ajudar a remover a baleia.

Fonte: Gazeta de Alagoas

Você viu?

Ir para o topo