EnglishEspañolPortuguês

Espécie de peixe aprende como humanos

18 de junho de 2009
1 min. de leitura
A-
A+

Pungitius Pungitius é o nome científico de uma pequena espécie de peixe que os investigadores consideram ser o primeiro animal a demonstrar um tipo singular de capacidade de aprendizagem só encontrada nos humanos até hoje.

A característica permite-lhe a comparação do seu comportamento com o de outros peixes na tomada de decisão na procura de alimentos.

De acordo com um investigador da Universidade de Durham, em Inglaterra, as pequenas espécies podem possuir cérebros pequenos mas podem ter «capacidades cognitivas surpreendentes».

Estudos realizados por cientistas daquela universidade e da Universidade de St. Andrews constataram que 75% dos animais desta espécie são suficientemente espertos para saber, a partir de outros peixes, que um local pode ser rico em comida, mesmo que anteriormente tenha conseguido encontrar pouco alimento.

Segundo a Reuters, esta capacidade demonstrada pelo Pungitius Pungitius mostra uma habilidade de aprendizagem estranhamente sofisticada que ainda não foi observada em outras espécies.

Fonte: Fábrica de Conteúdos

Você viu?

Ir para o topo