EnglishEspañolPortuguês

17 pássaros são apreendidos em uma casa em Bauru (SP)

17 de junho de 2009
1 min. de leitura
A-
A+

Por meio de denúncia anônima, a Polícia Ambiental apreendeu 17 pássaros da fauna silvestre brasileira em uma residência localizada no Mary Dota, em Bauru. As aves estavam presas em 16 gaiolas de madeira, na casa de um conferente de 42 anos.

Os pássaros – nove coleirinhas, cinco canários-da-terra, dois pixarros e um pintassilgo – foram encaminhados à sede da Polícia Ambiental para avaliar se estão em condições de serem devolvidos à natureza, informa o sargento Robson Ferrari Dias Soares. “Aparentemente as aves estão em estado bravio, ou seja, foram capturadas há pouco tempo e ainda têm condições de serem devolvidas à natureza e se adaptarem”, explica.

“Caso seja atestado este estado, elas serão soltas em locais propícios, ao redor da cidade, determinados pelo veterinário”, acrescenta. Manter aves da fauna brasileira em cativeiro, sem autorização do Ibama, constitui crime ambiental de acordo com a lei n. 9.905/98 artigo 29. Quem não respeita a legislação responde processo, podendo vir a sofrer condenação com a detenção em estabelecimento carcerário, por até um ano e meio, além de multa.

O dono da casa onde as aves estavam aprisionadas responderá a processo (a polícia não divulgou o nome). Desde janeiro deste ano, foram apreendidas 87 aves silvestres em cativeiro, sem autorização do órgão ambiental, em sete ocorrências na região de Bauru.

Você viu?

Ir para o topo