EnglishEspañolPortuguês

Polícia apreende 252 pássaros na Grande BH (MG)

15 de junho de 2009
2 min. de leitura
A-
A+

A Polícia Militar de Meio Ambiente apreendeu, durante o feriado prolongado de Corpus Christi, 252 pássaros da fauna silvestre, alguns deles ameaçados de extinção. Na manhã desta segunda-feira (15), as aves foram entregues ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) e a maioria será devolvida ao seu habitat natural.

Entre as aves encontradas estão espécies ameaçaads de extinção  Foto: PM de Meio Ambiente/Divulgação
Entre as aves encontradas estão espécies ameaçadas de extinção Foto: PM Ambiental/Divulgação

Desde a quinta-feira, os policiais intensificaram a fiscalização em residências da Grande BH (MG) já denunciadas ou descobertas durante a operação especial. A maior parte das apreensões foi em Esmeraldas, onde foram recolhidos 106 pássaros. Na capital, foram 84 e os demais localizados em outras cidades da região metropolitana.

Segundo o tenente Adilson Carneiro, entre as espécias estão papagaio, trinca-ferro, canário-chapinha, coleirinha, além de tipos raros como o pixoxó e curió-avinhado. Um tico-tico-da-mata, espécie que, conforme o tenente, é difícil de achar até em cativeiro, foi descoberto. “Os pássaros estavam em casas simples e em locais de classe alta. Mas muitos deles foram encontrados em péssimas condições de higiene”, disse.

A maioria dos pássaros era mantida em condições precárias  Fotos: PM Ambiental/Divulgação
A maioria dos pássaros era mantida em condições precárias Fotos: PM Ambiental/Divulgação

O militar admite que a extensão territorial do estado dificulta as operações da polícia, o que contribui para o tráfico de animais. De qualquer modo, a lei 9605 especifica que é crime manter pássaro da fauna silvestre em cativeiro, sem autorização do órgão ambiental competente. Os infratores pagam multa entre R$ 500 e R$ 5 mil, nesse caso quando a espécie está relacionada como animal ameaçado de extinção ou já em processo de desaparecimento.

A polícia fez as ocorrências nos locais das apreensões e vai encaminhá-las ao Ministério Público, ao Ibama e às delegacias dos municípios.

Fonte: UAI

Você viu?

Ir para o topo