EnglishEspañolPortuguês

ONG pode acolher cães abandonados em casa no centro de Campo Grande (MS)

14 de junho de 2009
3 min. de leitura
A-
A+

Enquanto não se resolve o problema, os animais contam com a solidariedade dos vizinhos, que fornecem ração e servem água

O Abrigo dos Bichos informou que há possibilidade de os onze cães que há seis meses estão abandonados no quintal de uma casa no centro de Campo Grande serem acolhidos na ONG Fiel Amigo. Segundo a diretora do abrigo, veterinária Maria Lúcia Metello, o fato de o Centro de Controle de Zooneses (CCZ) não dispor de estrutura para acolher os animais é um absurdo, mas eles podem ser levados para uma casa da Fiel Amigo, que faz parte do grupo mantenedor do Abrigo dos Bichos.

Cães foram deixados sem comida no quintal da casa
Cães foram deixados sem comida no quintal da casa

‘Muitas pessoas querem, na verdade, empurrar o problema e às vezes descartam seus bichos para não cuidar ou alimentar’, lamenta Lúcia Metello. Segundo ela, a missão do Abrigo do Bicho é ‘preservar a saúde pública respeitando os animais’. A seu ver, no caso dos cães abandonados configura-se crime de acordo com lei federal, já que há maus-tratos – falta  de alimentação e cuidados sanitários.

Ela lembra ainda que o artigo 225 da Constituição estabelece também os deveres do Estado e a obrigação do cidadão que detém a posse do bicho. A guarda responsável pressupõe alimentação, banho, vacinação, além de abrigo, já que a legislação sanitária proíbe que animais permaneçam nas ruas.

Em relação aos cães abandonados no centro de Campo Grande, é preciso, no entanto, que a Delegacia de Crimes Ambientais faça a apreensão, por ordem judicial, e encaminhe ao abrigo. A ideia é encaminhar os animais para a ONG Fiel Amigo, que atua junto com o Abrigo dos Bichos, que cuida mais da fiscalização dos animais domiciliados e recebimento de denúncias de maus-tratos. As duas entidades vão articular o resgate dos cães.

Lúcia Metello disse que já esteve no local duas vezes e na segunda-feira vai à Delegacia de Crimes Ambientais tratar da remoção dos animais para uma casa mantida pelas duas entidades. Segundo ela, a população deve ter consciência de que a guarda responsável é obrigação de quem detém a guarda e maus-tratos configura crime.

O caso

Pelo menos 11 cães estão há seis meses abandonados no quintal de uma casa na rua Marechal Rondon, centro de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Alguns animais aparentam estar doentes e não se alimentam há muito tempo.

Por falta de comida, eles chegam a comer as próprias fezes. A situação revolta quem passa pelo local. O mau cheiro provocado pelas fezes e urina importunam, mas a situação também chama a atenção pelos maus-tratos.

O Centro de Zoonoses de Campo Grande já foi avisado, mas até agora não tomou providências, de acordo com vizinhos, que estão revoltados com a situação de abandono.

Mas a convite da equipe de reportagem da TV Morena, a veterinária Iara Helena Domingos, do Centro de Zoonoses, visitou os animais. Segundo ela, o CCZ tem conhecimento do problema desde o final de 2008, ou seja, há seis meses.

Para a veterinária, a Prefeitura acha melhor não recolher os animais, porque as instalações do CCZ seriam piores do que o local onde eles vivem atualmente.

Segundo ONG que abriga animais abandonados, manter os cães nessas condições é crime. Enquanto a Prefeitura não resolve o problema, os animais contam com a solidariedade dos vizinhos, que fornecem ração e servem água. O dono dos animais não foi localizado para falar sobre os maus-tratos.

Fonte: Jornal Dia Dia / Foto: Campo Grande News

Você viu?

Ir para o topo