EnglishEspañolPortuguês

"Mostra Vida Marinha" será realizada em Santos (SP)

12 de junho de 2009
3 min. de leitura
A-
A+

Acompanhar de perto o mergulhador Lawrence Wahba, em expedição pelos oceanos ao redor do planeta, desvendando os mistérios do fundo do mar e conhecendo as mais diversas espécies marinhas. Esta é a proposta da “Mostra Vida Marinha de documentários sobre o mar”, que acontecerá de 15 a 18 de junho, às 10 horas, no Cine Roxy, em Santos (SP). Serão quatro dias de exibições gratuitas sobre o oceano.

Os filmes servirão como aquecimento para o meeting “Vida Marinha, Desenvolvimento e Preservação dos Mares”, seminário que visa discutir políticas de preservação do ambiente marinho entre os dias 18 e 19 de junho.

No Cine Roxy, após as exibições dos documentários, serão ministradas palestras pelo brasileiro Lawrence Wahba e membros de sua equipe.

Wahba, mergulhador, cinegrafista submarino e documentarista de natureza, se dedica a registrar temas ambientais, principalmente sobre o mar, desde 1991. Aos 40 anos de idade, possui uma extensa bagagem para tratar do assunto com propriedade. Ao longo da sua carreira, já produziu e dirigiu mais de 400 matérias de TV e 40 documentários rodados em todos os continentes e exibidos em até 160 países, em canais como National Geographic e Discovery Channel. Para tal feito, realizou mais de 3.500 mergulhos e viajou para 51 países.

Na “Mostra Vida Marinha” será apresentada uma retrospectiva da carreira de Lawrence Wahba, com quatro de seus mais importantes trabalhos.

Os documentários são: Oásis do Atlântico; O Atol Esquecido e A Ilha dos Golfinhos, realizados para a 20th Century Fox e National Geographic Channel, e Rebelião dos Tubarões, feito para o Discovery Channel.

Abrindo a programação no dia 15/6 (segunda-feira), o Oásis do Atlântico exibe a expedição da equipe de Wahba explorando as ilhas mais remotas do Brasil, com registro das diversas espécies marinhas. Eduardo Meurer, gestor ambiental, instrutor de mergulho, comandante de embarcações e cinegrafista submarino, ministrará a palestra “Ilhas Oceânicas do Brasil”.

Na terça-feira (dia 16), o filme será Rebelião dos Tubarões, que retrata o trabalho de cientistas para explicar o motivo da série de ataques de tubarões que vêm acontecendo em Recife. Lawrence Wahba se torna o “advogado de defesa” e, para provar a “inocência” dos animais, viaja ao Caribe e mergulha cara a cara com tubarões-tigre e cabeça chata, espécies responsáveis pela maioria dos ataques em Recife.

Em seguida, será a vez de Otto Gadig apresentar a palestra “Tubarões, vítimas ou vilões”. Otto é ph.D. em tubarões, professor da Unesp em Santos e um dos maiores especialistas em elasmobrânquios no país.

Na quarta-feira (dia 17) será a vez de O Atol Esquecido, que explora os diferentes ecossistemas do Atol das Rocas. Até hoje este santuário natural próximo a Fernando de Noronha não tem uma carta náutica definitiva, fazendo de Rocas o atol esquecido. A palestra abordará o tema “Importância das Áreas Marinhas Protegidas”, apresentada por Marcelo Skaf. Consultor ambiental, oceanógrafo e fotógrafo submarino, Skaf foi chefe do Parque Nacional Marinho de Abrolhos.

Fechando a Mostra, na quinta-feira (dia 18) será exibido A Ilha dos Golfinhos, premiado com Palma de Bronze no Festival Mundial de Imagens Submarinas, em Antibes, na França. O documentário exibe a complexa sociedade dos golfinhos rotadores e a importância dos seus incríveis saltos. Normalmente nômades do mar aberto, os rotadores usam Fernando de Noronha como um de seus principais pontos de descanso e acasalamento. Após o filme, Lawrence Wahba ministra a palestra “Pelos Mares do Mundo”.

Fonte: O Radical

Você viu?

Ir para o topo