EnglishEspañolPortuguês

Agressividade em cães e Florais de Bach

12 de junho de 2009
3 min. de leitura
A-
A+

“Não temos o direito de interferir na vida de nenhum dos filhos de Deus. Cada um de nós tem seu próprio trabalho a realizar e somente nós temos o poder e o conhecimento necessários para aperfeiçoá-lo.  É somente quando esquecemos desse fato e tentamos impor nosso trabalho aos outros, ou permitimos que interfiram nele, que o atrito e a desarmonia ocorrem em nosso ser.”
 (Edward Bach)

A agressividade é uma das respostas mais primitivas que os cães têm, desde seus ancestrais, os lobos. Como descendentes dos lobos, os cães mantêm, ainda hoje, alguns comportamentos que destes herdaram.

Nos lobos, a agressividade é ainda o modo de conseguir alimento – o grupo une-se em perseguição à presa e eles mordem para derrubar e matar. O líder da alcateia deve guardar e proteger todo o grupo, afastando intrusos com um comportamento desafiador. Os lobos não brigam, a não ser pela disputa de liderança, que só terminará com a morte.
Os cães são animais predadores que vivem em grupos familiares. Na matilha existe uma hierarquia. Para os cães, a hierarquia é obrigatória. A agressividade é normal para a matilha.

Motivos principais que levam um cão a morder:

– Dor: mordida como resposta a um estímulo doloroso. A mordida tem por objetivo acabar com o estímulo desagradável.

– Dominância: morder para demonstrar superioridade àquele que está sendo mordido (pessoas ou outros animais). A agressão por dominância vai desde um simples rosnado até um ataque real. Para o cão, a família humana é a matilha – ele irá testar todas as pessoas que vivem com ele, exibindo comportamentos dominantes.

 Instinto de caça: perseguir e morder presas para comê-las. Os cachorros, atualmente, não precisam mais caçar para conseguir comida. Mas o instinto permanece.

– Medo: quando o cão está apavorado e alguém tenta pegá-lo, ele agride, morde, para afastar o que lhe parece uma ameaça. Todos os cães, sem exceção, mordem por medo.

– Comida: comida escassa.  O cão pode morder e rosnar para qualquer coisa que se aproxime no momento em que está comendo. O líder da matilha é o dono da comida.

– Posse de objetos: morder para defender uma posse, um brinquedo etc.

– Defesa do território: o cão protege a propriedade. Quanto menor o território, com mais agressividade o animal irá protegê-lo. Um cão de guarda tem forte sentimento de ciúmes, senão não guarda nada. O cão considera que a casa, o quintal, são seus territórios – a casa é a parte mais importante do seu território.

Florais de Bach

Edward Bach, renomado médico patologista e bacteriologista, atuante por mais de vinte anos em Londres, abandonou sua prática em 1930 para dedicar-se integralmente à pesquisa de seu método de tratamento pelas flores. Desde cedo, em sua época de estudante, interessava-se mais pelos pacientes do que por suas doenças, pois sentia que ocupar-se dos sintomas físicos não era o bastante. Todos os remédios usados em seu método de tratamento são preparados a partir de flores, arbustos ou árvores silvestres. Não são prescritos diretamente segundo o mal-estar físico, mas sim de acordo com o estado mental do paciente. Todo estado emocional negativo, como depressão, medo, agressividade etc., gera desequilíbrios no organismo, que não aconteceriam se o estado mental estivesse equilibrado.

Os remédios de Bach tratam o animal doente, e não as doenças. É um tratamento vibracional, a partir da energia das plantas.

Florais de Bach indicados para tratar agressividade:  Beech, Mimulus, Rock Rose, Cherry Plum, Holly, Vine etc., devidamente recomendados pelo terapeuta floral.

Você viu?

Ir para o topo