EnglishEspañolPortuguês

Ave usa 14 'palavras' diferentes para se defender de predador

10 de junho de 2009
1 min. de leitura
A-
A+

Alguns surfistas provavelmente têm vocabulário menos variado que o do gaio-siberiano (Perisoreus infaustus), ave que, de acordo com um novo estudo, tem nada menos que 25 tipos diferentes de vocalização. Dessas “palavras” que o pássaro pronuncia, 14 servem exclusivamente para convocar outros membros da espécie para resistir ao ataque de predadores. Os sons variam dependendo do tipo de atacante e do grau de perigo associado aos agressores, segundo a nova pesquisa.

Foto de ave

Os dados sobre a surpreendente capacidade “linguística” do bichinho foram levantados pelo pesquisador sueco Michael Griesser, da Universidade de Uppsala. Griesser publicou seus resultados na revista científica britânica “Proceedings of the Royal Society B”. De acordo com o cientista, a variedade de sons com significado específico se compara à registrada em primatas e alguns outros mamíferos, como os suricatos.  

O sueco estudou a prática conhecida como “mobbing”, muito comum entre aves e outros animais de pequeno porte e de hábitos sociais. Diferentemente do que se imagina, esses bichinhos não são só presas indefesas: muitos deles, quando detectam a presença do predador, formam grupos coesos e partem para cima do inimigo, gritando, bicando ou mordendo. A ação muitas vezes consegue fazer o predador desistir.

Griesser expôs os gaios-siberianos a versões empalhadas de três espécies diferentes de falcões e três tipos diferentes de corujas, que correspondem a graus variados de risco para os gaios. Os bichos imediatamente se reuniram para atacar os predadores de mentira, usando chamados específicos para sinalizar coruja, falcão e riscos diferentes ligados a coruja e falcão.

Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo