EnglishEspañolPortuguês

Ave reabilitada no Cras é encontrada morta após dois anos de soltura

10 de junho de 2009
2 min. de leitura
A-
A+

O Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras) reencontrou hoje (10) um gavião de cabeça cinza que havia sido reabilitado no centro e solto em 2007 na cidade de Miranda, a 200 quilômetros da Capital. “Infelizmente desta vez o animal foi encontrado morto na região da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) porque bateu em uma vidraça – o mesmo motivo pelo qual recebeu tratamento no Cras em 2007”, diz o coordenador do centro, Vinicius Andrade Lopes.

“É interessante que a soltura do animal foi realizada há quilômetros daqui e a ave voltou, o que demonstra que a reabilitação dela foi bem-sucedida”, ressalta Vinícius. A soltura do gavião ocorreu há quase dois anos – no dia 26 de junho de 2007 – e aconteceu em Miranda para evitar que o mesmo acidente que a levou ao Cras da primeira vez viesse a ocorrer novamente. “A vidraça reflete o céu, por isso é até comum acontecer casos como este do gavião”, explica.

Foto da placa de identificação do gaviãoO animal foi reconhecido por identificação colocada na pata após o tratamento que a ave recebeu há dois anos. A partir da identificação da anilha (foto) presa ao gavião, os técnicos do centro puderam verificar todo o histórico registrado no centro quando do atendimento realizado anteriormente.

Cras

O Centro de Reabilitação fica em Campo Grande é responsável pela recepção, triagem e destinação de animais silvestres apreendidos durante operações da Polícia Militar Ambiental (PMA), Ibama e Corpo de Bombeiros; além disso, atende aqueles que sofreram algum tipo de acidente e necessitam de tratamento para voltar ao habitat natural. Enquanto são atendido pelo Cras, os animais recebem acompanhamento individual quanto aos aspectos sanitários, nutricionais e comportamentais.

Fonte: Portal MS

Você viu?

Ir para o topo