EnglishEspañolPortuguês

08 de junho, Dia Mundial dos Oceanos

8 de junho de 2009
2 min. de leitura
A-
A+

Lobo Pasolini (da Redação)
Charlize Theron, Alicia Silverstone, Sting, Sienna Miller e Elle Macpherson estão entre os 31 nomes que fizeram o pedido ao chefe japonês Nobu Matsuhisa para remover o atum de barbatana azul do menu por se tratar de um animal ameaçado, foi noticiado recentemente. Mas o que essas celebridades parecem esquecer é que todos os peixes do mundo se encontram ameaçados pela pesca predatória que em 40 anos terá destruído toda a vida no oceano. Além do mais, o valor de uma vida formada não está em sua raridade mas em sua ontologia. É um valor intrínseco.

A única resposta sustentável e ética ao problema da pesca é deixar de comer peixe. Existem alternativas de plantas para todos os nutrientes que os peixes fornecem. Apesar da imagem de saudável, a carne de peixe é carregada de toxinas perigosas para a saúde por causa da poluição do mar. Os animais aquáticos merecem a mesma consideração que os animais da terra. Hoje, pare para refletir nessas criaturas que populam a atmosfera aquática do planeta e o respeito que elas merecem. E lembre-se que o veganismo é a melhor forma de expressar esse sentimento.

Existe consenso científico que os peixes são criaturas sencientes que podem sentir dor. Quando puxados do fundo da água, os peixes passam por um processo de descompressão muito doloroso. Quase sempre, a pressão intensa rompe suas barbatanas, estouram seus olhos e empurram o esôfago e estômago pela boca a fora. Navios fábricas matam e processam peixes no mar. A maioria é cortada ainda viva ou abandonada à morte por sufocamento.

Os oceanos geram a maior parte do oxigênio que respiramos, regulam nosso clima e limpam a água que bebemos. Segundo as Nações Unidas, setenta e cinco por cento das áreas de pesca do mundo estão a beira do colapso. Além disso, cerca de 300 mil cetáceos (baleias e golfinhos), 100 milhões de tubarões, 100 mil albatrozes e outros pássaros marinhos morrem em redes de pesca todo ano.

Hoje, 08 de junho, é o Dia Mundial dos Oceanos, um dia de reflexão sobre a conexão humana com os oceanos e como individualmente podemos ajudar a protegê-los e a diversidade de espécies que vivem neles.

Você viu?

Ir para o topo