EnglishEspañolPortuguês

Pássaro usa o corpo como 'dique' para salvar filhotes de inundação

4 de junho de 2009
1 min. de leitura
A-
A+

A fêmea tordoveia (pássaro do gênero Turdus) havia construído seu ninho próximo à abertura de um cano de escoamento, bloqueando a passagem da água. O ninho estava protegido do mau tempo, à sombra do telhado, mas ficou tão colado ao encanamento que a calha alagou com a chuva.

Desesperada para proteger seus filhotes, ela estufou o próprio corpo, que ficou duas vezes o seu tamanho, e sentou na calha para conter o fluxo da água, que já encharcava o ninho.

As imagens foram capturadas pelo fotógrafo da vida selvagem Dennis Bright, em uma casa no condado de Hampshire, sul da Inglaterra. Bright disse que ficou espantado com o comportamento da mãe tordoveia.

“Foi uma questão de segundos até o cano inundar, e a água começou a cascatear para os lados.” Bright ficou maravilhado com a engenhosidade do animal.

“Ela tinha que encontrar uma solução, então se estufou tanto que ficou do dobro do tamanho do parceiro, aí usou o corpo como uma barragem para parar a água – foi simplesmente espetacular”, disse Bright.

E completou, “ela estava muito dedicada, se mantendo ali mesmo quando a chuva batia pesado. Então a cada meia hora ela saía, se secava e voltava.”

Ela estava tão ocupada com sua tarefa que seu parceiro se encarregou de manter ela e a cria alimentadas.

“O macho pôs-se a trabalhar – alimentava os filhotes e a fêmea enquanto ela continha a água. Tenho muita sorte de ter testemunhado algo tão raro e especial”, contou o fotógrafo.

Hester Phillips, da RSPB (Sociedade Real de Proteção aos Pássaros), disse nunca ter visto uma situação igual, mas não pareceu surpresa com o ocorrido: “Os pássaros podem ser criaturas muito fortes – sua resistência é impressionante – especialmente quando protegem sua cria”.

Fonte: Telegraph.co.uk /Tradução: Eduardo Hgeberg (da Redação)

Você viu?

Ir para o topo