EnglishEspañolPortuguês

Já há habitantes no maior parque de ursos do mundo

4 de junho de 2009
2 min. de leitura
A-
A+

O maior parque de ursos polares do mundo, o Polar World, abriu portas na Suécia. Situado em Orsa, Dalarna, e com uma área total de 41 mil metros quadrados – o equivalente a seis campos de futebol – o Polar World já começou a receber os primeiros habitantes.

O Polar World irá funcionar como um centro europeu de reprodução de ursos polares e como centro de informação sobre os animais. O centro pretende explicar quais as ameaças a que a espécie está sujeita, devido às alterações climáticas a nível global.

O parque foi criado como uma extensão do já existente parque para outras espécies de ursos, o parque Orsa Björnpark.

«Esta é sem dúvida a maior e mais bem planeada reserva de ursos polares alguma vez criada», afirmou Torbjörn Wallin, director da reserva, à BBC Brasil.

A terra dos sonhos dos ursos

O Polar World é um sonho tornado realidade para os ursos. Águas profundas, cavernas para hibernação, áreas de pesca e neve artificial para os períodos mais quentes são os elementos da melhor recriação do habitat natural da espécie.

«Ouvimos os maiores especialistas internacionais e fizemos uma lista do que seria necessário para criar a reserva de ursos polares que correspondesse aos seus sonhos. O resultado final é o Polar World», explicou o director.

Wilbär e Ewa são o primeiro casal de ursos polares do parque. Wilbär veio do jardim zoológico de Stuttgart, na Alemanha e Ewa veio do jardim zoológico de Roterdão, na Holanda. Foram apresentados no parque e agora vão viver num clima mais frio, com longos invernos e neve em abundância.

Torbjörn Wallin revela que o principal objectivo do Polar World é a reprodução e as condições em que os ursos vivem.

«O foco central é o programa de reprodução e o mais importante para nós é dar aos ursos as melhores condições para que tenham uma existência de qualidade, com o maior espaço possível», afirmou o director.

Os ursos polares são considerados uma espécie ameaçada devido ao aquecimento global.

 Fonte: IOL Diário

Você viu?

Ir para o topo