EnglishEspañolPortuguês

Censo confirma que população de papagaio-de-cara-roxa permanece estável

3 de junho de 2009
1 min. de leitura
A-
A+

O censo do papagaio-de-cara-roxa realizado em maio confirmou que a população da espécie continua estável no Litoral do Paraná.

Nos dias 8, 9 e 10 maio 25 voluntários contaram 5.099 indivíduos nas ilhas Rasa, Pinheiro, Pinheirinho, do Mel, Cotinga e do Capim. O censo é uma ação de monitoramento do projeto da SPVS (Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental) , realizada com o objetivo de conferir o trabalho de proteção da espécie ameaçada de extinção.

A ação contou com o apoio das empresas ExxonMobil Business Support Center Brasil, Dalkia do Brasil, Hotspot Safári & Tours, Território Mountain Shop e de um doador dos Estados Unidos, James Jacob.

Morcegos

Duas espécies de morcegos, que são característicos de regiões quentes e que ainda não tinham sido registradas no sul do país, estão habitando a Mata Atlântica do Paraná.

A constatação foi feita pela bióloga Carolina Scultori em projeto de mestrado da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) orientada pela professora doutora Marlies Sazima. A pesquisa de campo foi feita na Reserva Natural Morro da Mina, mantida pela SPVS, local onde as espécies estão habitando.

As espécies de morcegos encontrados pertencem à família Phyllostomidae, e se alimentam principalmente de frutos. O Platyrrhinus recifinus é uma espécie endêmica do Brasil (que só existe em nosso país) e que habitam a região sudeste e também os estados da Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Bahia. Artibeus cinereus é a segunda espécie encontrada, que também não havia sido registrada na região sul do país.

Com a catalogação de mais essas duas espécies, a lista de morcegos do Paraná passa a ter 62 espécies.

Fonte: Correio do Litoral

Você viu?

Ir para o topo