EnglishEspañolPortuguês

Tigre de circo está a caminho do Santuário do GAP

2 de junho de 2009
3 min. de leitura
A-
A+

Ele foi abandonado na cidade de Porto Seguro, Bahia, por um circo itinerante, o que tem acontecido nos últimos anos com tigres, leões e outros animais. O IBAMA o apreendeu e o levou para suas instalações provisórias. Estava muito magro, talvez à beira da morte.
Após dois anos de cuidados intensivos pelo pessoal do IBAMA, Simba hoje está recuperado. Porém mora em uma pequena gaiola e está desesperado para correr, pular e ter companhia. Atualmente está pesando quase 200 kg.

Isso deve acontecer nas próximas horas. Simba está saindo hoje de Vitória da Conquista, na Bahia, em uma viatura do próprio IBAMA e chegará ao Santuário do GAP em Sorocaba na quinta-feira, dia 4.

Simba não só vai desfrutar de espaço e uma piscina para tomar banho com freqüência, mas tem alguém esperando por ele… Chitara! A tigresa siberiana está sozinha faz muitos anos, primeiro no Circo Mágico Moscou, onde morava, e há alguns meses em nosso Santuário. Esperamos que seja amor à primeira vista, e que o casal possa ser feliz para sempre, como nas tramas das novelas e romances.

Vale ressaltar que a transferência do tigre para o santuário acontece na semana em que o PL 7291/06, que propõe a proibição do uso de animais em circos em todo o país, será, novamente, pauta de votação na Câmara dos Deputados em Brasília (dia 03/06). O caso de Simba é mais um entre tantos outros de animais que sofrem maus-tratos em circos, reforçando que está mais do que na hora do PL ser aprovado pelos deputados federais.


Os novos hóspedes do Santuário do GAP

Nas últimas semanas, vários hóspedes novos chegaram ao Santuário do GAP em Sorocaba para enriquecer a diversidade de espécies e mostrar à sociedade o que os circos fizeram com estes seres e porque CIRCO LEGAL É CIRCO SEM ANIMAL.

Tigresa Chitara
– adulta, de origem siberiana
Tigre Simba – adulto, de origem siberiana
Ursa Fofa – adulta, procedente dos Estados Unidos, é da espécie Urso Marrom
Urso Faze – adulto, procedente do Canadá, é da espécie Urso Americano
Leão Leo – jovem, chegou procedente de Vitória da Conquista, Bahia, ficou em uma gaiola de 2 x 3 metros por mais de 3 anos.
Leoa Lola – adulta, veio junto com Leo, morando juntos na mesma gaiola
Leão Zeus – adulto, teve um caso com a tigresa Chitara, quando morava no circo, que resultou em um LIGRE, que morreu aos 6 meses de vida, no próprio circo

Todos estes seres de uma forma ou outra foram abusados e violentados durante suas vidas. Faze tem os dentes serrados e não consegue comer direito, não tem garras, assim como a ursa Fora. Os leões Leo e Lola também não têm garras, e os dentes foram serrados.

É necessário dizer um BASTA a estas práticas mutiladoras e de terrorismo contra seres indefesos, para divertir pessoas e enriquecer outros que estão destruindo o que a Cultura Circense deve ser.

Dr. Pedro A Ynterian
Presidente, Projeto GAP Internacional

Você viu?

Ir para o topo