EnglishEspañolPortuguês

Quase 90% de cães e gatos recolhidos pelo CCZ de Bauru são eutanasiados

2 de junho de 2009
2 min. de leitura
A-
A+

Quase 90% dos cães e gatos capturados ou recolhidos pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) são submetidos a eutanásia. Segundo dados do próprio órgão referentes ao primeiro trimestre deste ano, 86,9% dos cachorros para lá conduzidos foram sacrificados neste período. O percentual de gatos nas mesmas condições é ainda maior: 89,8%. Os números são absurdos e demonstram uma matança de animais

No entanto, segundo o diretor da Vigilância Sanitária de Bauru, Flávio Tadeu Salvador, são eutanasiados apenas animais doentes. No caso dos cães, a principal vilã é mesmo a leishmaniose. No caso dos gatos, a rinotraqueíte – altamente contagiosa entre os felinos. De acordo com Salvador, quando um gato doente é colocado com outros saudáveis, a possibilidade de o restante ser contagiado é grande.  Existe vacina para evitá-la, diferentemente da leishmaniose – doença transmitida pelo mosquito palha infectado com a leishmânia.

Diagnóstico

Uma outra questão controversa tem relação com o diagnóstico das doenças em questão. Atualmente, em grande parte dos casos é feito de forma clínica, com base em sintomas, para desespero dos protetores de animais. Quando chegam no CCZ, os cães permanecem em observação por cinco dias. Neste período, também ficam à disposição do dono, que pode retirá-los no órgão. Mas quando estão bem e são abandonados, vão para a adoção. Ontem, por exemplo, estavam disponíveis 36 gatos e 17 filhotes para interessados. No caso de cachorros, nenhum.

No primeiro trimestre deste ano foram 183 cães disponibilizados, sendo que 84,6% foram adotados. Já 98,1% dos gatos colocados para adoção ganharam nova família (dos 55, 54 foram adotados). “Sempre tem mais gato para adoção. As pessoas preferem cachorros, mas a gente tem estimulado a adoção de gatos por conta da leishmaniose”, informa Salvador. Quando a família se interessa, recebe o animal castrado, vermifugado e vacinado. Apesar do cuidado, a função do CCZ é cuidar da saúde do ser humano, prevenindo doenças.

Interessados em adotar animais podem procurar o CCZ pelos telefones (14) 3281-2646 ou 3281-7034.

Com informações do Jornal da Cidade

Nota da  Redação: Em vez de adotarem uma política de castração e de educação em relação a guarda responsável, a grande maioria destes ógãos optam pela solução mais cruel: matar os animais.

Você viu?

Ir para o topo