EnglishEspañolPortuguês

Morre filhote de onça-parda que teve corpo queimado pelo fogo de canavial

2 de junho de 2009
1 min. de leitura
A-
A+

O filhote de onça-parda, de aproximadamente 40 dias, pesando cerca de 2,5 quilos, que foi encontrado na tarde de sábado em um canavial entre Assis (180 quilômetros de Bauru) e Paraguaçu Paulista infelizmente morreu. O filhote do sexo feminino, que recebeu o nome de Gábi, estava com 80% do corpo queimado e morreu por insuficiência respiratória em decorrência das queimaduras. corre risco de morte. O felino foi recolhido pela Associação Protetora de Animais Silvestre de Assis (Apass) e ontem se alimentou pela primeira vez. As queimadas, tanto na zona rural quanto na zona urbana, são crimes ambientais.

O animal foi localizado por um trabalhador da Usina Nova América, que indicou o local para os integrantes da associação.

A onça-parda está na lista dos animais em extinção. A pele dela soltou-se toda, ela está bem descarnada, apesar de isso ser natural em casos de queimaduras como este.”

“O filhote sofreu ferimentos graves na cabeça e nas patas. Tem dificuldades para respirar, mas acreditamos que ele irá sobreviver.

Ontem, associados da Apass foram para o campo em busca dos pais do filhote. “A mãe sempre anda com os filhotes em número superior a um, geralmente três. Quando ela foge, carrega um deles na boca e deixa para trás aqueles que não consegue transportar. Estamos à procura da mãe, do pai e de outros filhotes que podem estar no mesmo canavial e feridos.”

De acordo com a tesoureira, o gerente da usina informou na manhã de ontem que onde Gábi foi encontrada havia outro filhote, porém morto.

com informações do JCNet

Você viu?

Ir para o topo