EnglishEspañolPortuguês

China proíbe venda de frango morto com veneno de cobra

1 de junho de 2009
1 min. de leitura
A-
A+

Autoridades sanitárias impedem os restaurantes de servirem frangos cozidos depois de mortos com recurso a serpentes venenosas, numa refeição considerada desintoxicante.

O prato, servido em alguns restaurantes da província de Guangdong, no sul, e em Chongqing, sudoeste, gerou uma onda de polêmica nos meios de comunicação social e em fóruns da internet.
Um vídeo mostrando um cozinheiro segurando uma cobra, forçando-a a morder a galinha até a morte gerou comentários indignados.

“É nojento e realmente cruel”, sublinha um comentário no site sina.com.cn. Os comentários depreciativos à nova iguaria chinesa chegaram também à imprensa, com o Chongqing Business Daily, que repudia o ato de matar a galinha com veneno de cobra: “não é só cruel e sedento de sangue, como também imoral”.

As autoridades sanitárias de Guangdong já alertaram os restaurantes para não servirem mais o prato de frango morto com veneno de cobra, medida que agora é também adotada por Chongqing.

“Embora ninguém tenha tido problemas devido ao veneno da cobra, esta é, pelo menos, uma forma irregular de abater aves”, defendem as autoridades provinciais.

A China é conhecida também por várias iguarias exóticas, algumas das quais têm provocado indignação de ativistas dos direitos dos animais no mundo ocidental, como servir cérebro de macaco, animal que é colocado vivo numa mesa antes de lhe ser cortado o crânio e retirado o cérebro.

Fonte: Jornal de Notícias

Você viu?

Ir para o topo