EnglishEspañolPortuguês

Shoppings de SP recorrem a avisos para evitar acidentes com cães

20 de maio de 2009
3 min. de leitura
A-
A+

Quem costuma levar animais de estimação para passear em shoppings na cidade de São Paulo deve ficar atento a esteiras e escadas rolantes. Como os animais não sabem que devem dar um passo à frente quando acaba a escada, muitos acabam prendendo a pata e se machucam.

O veterinário Itagiba Nayme Neto, do pet shop Vie de Chien, no Shopping Frei Caneca, região central da capital paulista, disse atender pelo menos um caso de cão ferido por mês em escadas rolantes do centro de compras. Segundo ele, os casos eram mais comuns e reduziram após melhoria na sinalização para os frequentadores. “Tem casos em que eles quebram a unha ou machucam a pata”, afirma o veterinário.

De acordo com Nayme Neto, nos casos mais graves o animal precisa tomar antibiótico. O veterinário recomenda que as pessoas ponham os animais no colo quando circularem por esteiras e escadas rolantes. Cães com roupas merecem cuidado redobrado porque o tecido também pode prender na escada.

Segundo uma funcionária do shopping, que pediu para não ser identificada, na noite deste domingo (17) uma yorkshire se machucou na esteira rolante e teve sérios ferimentos na pata. Em nota, o shopping informou que tomou conhecimento do acidente.

O poodle Pedro, de 5 anos, ficou ferido na escada rolante no Frei Caneca. Ele prendeu a pata na escada, há cerca de 3 anos, teve de levar pontos e ficou dez dias debilitado por causa do acidente.

Sua dona, a cabeleireira Samara Santana Oliveira, de 37 anos, diz que, nesse dia, o cão havia saído com o filho de uma funcionária sua e o garoto não sabia que deveria colocar o animal no colo na escada rolante. “Eu sempre colocava no colo porque meu cachorro é bem pequeno, mas não sabia que podia acontecer isso. Acho que os seguranças deveriam avisar para as pessoas terem cuidado”, disse Samara. Segundo o Frei Caneca, todos os seguranças são orientados sobre as medidas de segurança para os animais.

Dos três shoppings de São Paulo consultados pelo G1 que aceitam cachorros, o Frei Caneca e o Pátio Higienópolis, ambos na região central, dizem que possuem placa alertando sobre o uso de escadas rolantes. A assessoria de imprensa do Frei Caneca informou que as placas existem desde sua inauguração, em 2001. O shopping afirma ter colocado aviso em frente ao pet shop, onde é maior o trânsito de animais, e que não tem levantamento do número de animais acidentados.

Pelas regras do local, os animais devem sempre circular com coleira e guia, não podem usar os elevadores nem andar na praça de alimentação. Animais acima de 40 centímetros devem ser levados diretamente ao pet shop e não podem circular pelos corredores. Os menores têm acesso livre.

Nas pet shop Dog’s Family, no Shopping Pátio Higienópolis, já chegaram a ser atendidos pelo menos dois cães por semana com ferimentos na pata provocados pela escada rolante. “As pessoas se distraem e acham que o cão vai saber pular no fim da escada”, diz a gerente do local, Tatiana Figueiredo.

Ela conta que, além de orientar os clientes da pet shop, também conversa com frequentadores do local, quando está circulando nos corredores. “Eu chego para as pessoas e digo que precisa colocar o animal nos braços na hora de usar a escada rolante”, diz. Os cães maiores, segundo ela, circulam pela escada convencional. Tatiana diz que desde o começo deste ano o número de acidentes diminuiu. Ela acredita que a maior parte dos casos ocorre com pessoas que não têm costume de passear com seus animais no local.

A assessoria de imprensa do shopping Higienópolis diz que as placas informam que é proibido circular com cães na praça de alimentação, nas escadas rolantes, nos cafés de entrada do centro de compras e nos elevadores.

No Shopping Villa-Lobos, na Zona Oeste, os clientes são orientados a circular pela escada convencional com seus cães. Os demais devem usar coleira e guia. De acordo com a assessoria de imprensa do centro de compras, os seguranças ficam atentos para que os “donos” dos cães não deixem sujeiras nos corredores nem circulem pela praça de alimentação.

Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo