EnglishEspañolPortuguês

Raposa recolhida na centro da capital do MS será solta

15 de maio de 2009
1 min. de leitura
A-
A+

Os casos de animais que aparecem em locais urbanos são relativamente comuns em Campo Grande (MS). E apesar de alguns lugares terem espécimes soltos livremente, como o Parque das Nações Indígenas, lugar de bicho é no habitat natural, longe da civilização.
A raposa do cerrado recolhida no centro da capital nesta quarta-feira (13) será solta hoje (15) em Aquidauana. Depois de receber cuidados e ser avaliado, o animal será levado pela equipe do Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras). “O animal está muito estressado e arisco. Por conta disso, não podemos avaliar se a raposa é selvagem ou se foi criada por pessoas”, explica Elson Borges, biólogo do Cras.
Recolhida pela Polícia Militar Ambiental (PMA), a raposa do cerrado é parente do lobinho, também chamado de cachorro-do-mato. Segundo Elson, a aparição de animais em ambientes urbanos tem causas diversas. “Os animais podem vir para cidade em busca de comida ou ainda por terem perdido seu espaço na natureza, por conta de desmatamento ou queimadas”, afirma o biólogo.
O profissional do Cras acrescenta que o acúmulo de lixo – que não é destinado corretamente – nas regiões periféricas da cidade também chama a atenção dos bichos. Nos casos em que os animais vêm para a cidade, é orientado para que seja chamada a PMA ou Corpo de Bombeiros, pelo 193.
A raposa do cerrado será solta em uma fazenda de Aquidauana que está cadastrada no Cras para receber animais selvagens. O cadastro de fazendas obedece a critérios específicos, de modo a não apresentar riscos também aos animais como para as pessoas.
Fonte: Pantanal News

Você viu?

Ir para o topo