EnglishEspañolPortuguês

PF e Ibama prendem advogado por crime contra animais silvestres

15 de maio de 2009
1 min. de leitura
A-
A+

A Polícia Federal e o IBAMA prenderam em flagrante nesta quinta-feira (15/05), por meio de denúncia anônima, o advogado Hermenegildo Lucas da Silva pelos crimes de ter em cativeiro espécimes da fauna silvestre sem permissão, dificultar a ação da fiscalização ambiental e desacato.
Na chegada das equipes, ele tentou impedir a entrada dos servidores sob a alegação de ausência de mandado judicial. No momento da prisão, foram encontrados 61 pássaros, alguns oriundos da Mata Atlântica, da Amazônia e outros exóticos. Esta foi a maior apreensão individual dos últimos anos de pássaros silvestres na capital Porto Velho.
Foram apreendidas mais de 20 espécies diferentes. As aves foram encontrados em gaiolas sem higiene, com fezes, restos de alimento, demonstrando a falta de cuidado com os animais.
Os animais foram conduzidos ao Centro de Triagem de Animais Silvestres – Cetas, da Universidade Federal de Rondônia em parceria com o IBAMA/RO onde serão tratados e reconduzidos à natureza. Segundo César Luiz, superintendente do IBAMA – RO, “esta parceira IBAMA e Polícia Federal dá força para o órgão coibir este tipo de infração que compromete a sobrevivência de espécies raras, algumas passíveis de extinção. Tomando ações como esta alertamos a população sobre o risco de cometer tal infração que compromete nossa fauna e flora e até a saúde dos criadores”.
Ao final, o advogado pagou fiança e deve responder o processo em liberdade.

Você viu?

Ir para o topo