EnglishEspañolPortuguês

Fogo mata animais e destrói 60 mil hectares de vegetação no Pantanal

29 de maio de 2009
1 min. de leitura
A-
A+

O fogo já destruiu mais de 60 mil mil hectares de vegetação nativa no Pantanal. Os focos se multiplicam pela planície. Neste mês o número de focos já passam de 352. Um helicóptero do Ibama pega água do Rio Paraguai para controlar os incêndios.

Por terra, vinte bombeiros usam bombas costais para apagar as chamas na mata fechada e nos campos. Em seguida, a força tarefa entra em ação apagando os focos que ainda restam.

Além da vegetação, o fogo também ameaça os bichos do Pantanal. Uma cobra “jaracuçu do brejo” sobreviveu desviando das queimadas, mas com ferimentos. Um bombeiro resgatou o animal e em uma área verde.

Toda área que já foi devastada no Pantanal é uma espécie de mangue, que acaba inundada com a cheia, habitat natural de várias espécies que acabaram não resistindo ao fogo.

Nas áreas chamuscadas é possível ver que muitos animais não conseguiram sobreviver. As queimadas aumentam a temperatura na região e as aves já não conseguem voar para muito longe. Os bandos buscam água e refúgio nas lagoas que se formam em meio à planície pantaneira.

Fonte: TV Morena

Você viu?

Ir para o topo