EnglishEspañolPortuguês

Oportunidade para quem quer adotar cães e gatos

31 de maio de 2009
2 min. de leitura
A-
A+

Quem quer adotar um animal de estimação tem esta semana a oportunidade de encontrar filhotes saudáveis à espera de um dono amigo. De amanhã (31) até quinta-feira próxima, será realizada a quarta Feira de Adoção de Cães e Gatos no campus do Itaperi, da Universidade Estadual do Ceará (Uece). São cerca de 50 cães e gatos, a maioria filhotes sem raça definida, vermifugados (vacinado contra vermes) e limpos. Quem adotar um deles tem direito a utilizar gratuitamente a assistência veterinária da Uece, segundo a presidente do Grupo de Apoio e Bem-Estar Animal (Gaba), que organiza a feira. São 15 voluntários que se reuniram para ajudar cães e gatos abandonados no campus.

Para ser um dono responsável, é fundamental ter boa vontade e atenção às condições de higiene, alimentação e acomodação do animal, segundo a presidente do Gaba, Elizete Alencar. Ela recomenda que, no caso de o animal adotado adoecer, o dono comunique ao grupo, que dispõe de atendimento veterinário graças à parceria com a Uece. “Quando o animal tiver necessidade (de atendimento clínico), a gente encaminha para a clínica da Uece. As consultas são gratuitas, mas outros procedimentos, como exames e cirurgias, podem ser cobrados”, detalha. Um dos procedimentos que o cadastro de adoção garante que seja gratuito é a esterilização.

Os interessados devem ir ao local e preencher um cadastro com dados pessoais e um questionário sobre as condições que têm para receber o animal. Eles levam o animal e recebem um informativo sobre os cuidados que devem ter.

A contadora Rebeca Gondim, 38, já experimentou adoções de todo tipo. Dos seis gatos que tem em casa, dois foram comprados e uma foi encontrada na rua. Os outros três foram adotados por meio do Gaba. “Eu adotei o Renê primeiro, e, quando fui levá-lo para a castração, voltei com o Romeu e a Rafaela”. Ela aprova a feira. “É muito bem organizada, eles ligam para saber como o animal está se adaptando”. Contadora e mãe de duas crianças, Rebeca garante que os animais são tranquilos e trazem alegria para a casa. “Na feira, dá vontade de trazer todos”.

Para a presidente do Grupo de Apoio e Bem-Estar Animal (Gaba), Elizete Alencar, o abandono de animais tem a ver com a desinformação das pessoas sobre a castração. “Às vezes, os donos amam o animal, mas, quando as fêmeas ficam prenhes, eles se livram dos filhotes ainda muito novinhos”.


SERVIÇO

Feira de Adoção de Cães e Gatos: de segunda a quinta-feira desta semana,
no Campus da Uece no Itaperi, próximo à Biblioteca Central, das 8h às 19h.

Fonte: por Roberta Felix (O Povo Online)

Você viu?

Ir para o topo