EnglishEspañolPortuguês

Mais de 20 cães e gatos são envenenados em apenas uma semana no litoral de São Paulo

31 de maio de 2009
1 min. de leitura
A-
A+

Cachorros e gatos que vivem nas ruas de Ubatuba, no litoral norte de São Paulo, estão sendo vítimas de envenenamento. Em uma semana, mais de 20 animais morreram após ingerir algum tipo de agrotóxico colocado na comida dada a eles. Os envenenamentos estão acontecendo principalmente em cinco bairros: Centro, Itaguá, Estufa I e II e Perequê-Açú. Apenas um animal conseguiu sobreviver.

O veterinário do Centro de Controle de Zoonozes explica que o veneno usado é o popular chumbinho, usado para matar ratos. Os animais que ingerem essa substância logo apresentam os sintomas, como convulsões, muita salivação e dor. Para ajudar um animal nessas condições, é importante não procurar uma casa de ração, mas um veterinário. Quem comete maus tratos aos animais pode ser preso, com pena de 3 meses a um ano. Mas o dono do animal precisa registrar o boletim de ocorrência para que a polícia investigue as mortes.

O Centro de Controle de Zoonoses informou que não pode recolher os animais das ruas porque o abrigo está superlotado. Mas uma forma de evitar o abandono de animais é por meio da castração, que em Ubatuba é feita de graça pela prefeitura.

Você viu?

Ir para o topo