EnglishEspañolPortuguês

Gatos ruidosos e os Florais de Bach

31 de maio de 2009
4 min. de leitura
A-
A+

“É preciso manter o pensamento flexível, a fim de que as ideias preconcebidas e convicções antigas não roubem a oportunidade de obter conhecimentos novos e mais amplos. Devemos estar sempre prontos a expandir a mente e a descartar qualquer ideia, mesmo que firmemente enraizada se, sob uma experiência mais ampla, surgir uma verdade maior.”
Edward Bach

Os gatos miam para expressar seus sentimentos e desejos. Alguns gatos são mais ruidosos que outros. E parte desse ruído é inata: os gatinhos miam para chamar suas mamães gatas quando querem alguma coisa e transferem esse comportamento para o dono, que é o fornecedor de alimento.

Mas grande parte do excesso de ruídos é aprendizado: o bichano aprende que, sempre quando mia, desencadeia uma reação no proprietário, e isso vai permitindo que ele controle seu dono. Gatos selvagens miam muito menos do que os domésticos. Os gatos aprenderam que, miando, chamam a atenção dos humanos para as suas necessidades. Os bichanos criam várias vocalizações só para estabelecerem comunicação com os humanos. Já foram identificados cerca de 100 miados diferentes.

Para educar seu gato, convém que não lhe dê demasiada atenção nem tão rapidamente. Com o tempo ele vai entendendo e aprendendo a diminuir o excesso de miados.

Florais de Bach

“A filosofia do Dr. Bach é baseada na simplicidade, e isso foi refletido em seu estilo de vida e em seu trabalho – os 38 florais de Bach, que suavemente aliviam as aflições e ajudam a prevenir doenças, trazendo harmonia e paz para inundar nossas vidas.

O Dr. Bach, médico clínico e homeopata, dizia que este sistema de tratamento seria a medicina do futuro. Acreditava que a doença era o resultado do conflito entre a alma e a mente, e que só seria erradicada por meio de esforços mentais e espirituais. Acreditava também que a atitude mental tinha um papel vital na manutenção e recuperação da saúde. Passou sua vida buscando métodos mais simples e naturais de cura.

O Dr. Bach, seguindo apenas a sua intuição, descobriu que as flores silvestres transmitem a energia da natureza, capaz de anular os sentimentos negativos, restaurando o nosso equilíbrio físico, mental e emocional. Desenvolveu um sistema de 38 essências florais, preparadas de flores e plantas silvestres, arbustos e árvores . A única exceção foi o rock water, feito com água pura de fonte com propriedades curativas.

O propósito dos florais é dar ao paciente o apoio para que este possa lutar contra as doenças, harmonizando a depressão, a ansiedade, os traumas ou outros fatores emocionais que impedem a cura física.

Os florais de Bach podem ser utilizados sozinhos ou acompanhando outros remédios ou tratamentos. Não interagem com medicamentos, nem mesmo os homeopáticos. São totalmente seguros e não apresentam efeitos colaterais. Sua ação é suave, podendo ser usados por pessoas de todas as idades, desde bebês recém-nascidos até idosos. São também benéficos para plantas e animais.

O Dr. Bach descobriu 38 florais, cada um para um estado emocional ou mental específico, e ainda a combinação de cinco florais, designado para situações difíceis, ao qual ele chamou de rescue remedy.

O efeito desses florais é observado no tratamento do indivíduo e não da doença ou dos seus sintomas.

Os florais atuam especificamente na condição emocional da pessoa afetada. Desse modo, duas pessoas com a mesma queixa podem se beneficiar com florais diferentes apropriados para cada caso.

As essências elevam nossas vibrações e envolvem nosso corpo com a virtude específica de que precisamos, nos aproximando de nossa própria alma, devolvendo a paz e aliviando os sofrimentos.

Em 1936 o Dr. Bach disse aos seus colaboradores: “Minha tarefa está cumprida, minha missão neste mundo está terminada.” Partiu deste mundo em novembro desse mesmo ano, deixando-nos um conhecimento simples, profundo e maravilhoso.”

(Mara e Celso Paroni. Aprenda a ser feliz com os florais de Bach)

Florais de Bach indicados para tratar gatos excessivamente ruidosos:

Vervain
Para tratar animal muito barulhento, muito agitado. Animal que “fala” muito. Para animais muito agitados, ansiosos e impacientes, que parecem ligados na tomada” ou estão sempre com a corda toda e não conseguem relaxar.

Heather
Para tratar animais barulhentos, inoportunos. Trata animais que fazem barulho para chamar atenção ou por sentirem solidão.

Impatiens
O animal é acelerado. Não gosta da solidão, não gosta do silêncio. Para tratar animais inquietos.

Rescue
Trata o estresse e a tensão, relaxando, restituindo a calma e fazendo o animal sentir-se seguro.

Você viu?

Ir para o topo