EnglishEspañolPortuguês

Piracicaba (SP) realiza feira de adoção de animais

30 de maio de 2009
3 min. de leitura
A-
A+

Os olhinhos espertos, as orelhinhas em pé e os rabinhos abanando ao notarem que a brincadeira é com eles, são um convite para levá-los para casa. É cativante o perfil dos cerca de 10 filhotes de cachorro que a SPPA (Sociedade Piracicabana de Proteção aos Animais) coloca hoje em exposição na feirinha de animais para adoção, que será realizada das 10 às 15 horas, em frente ao Zoológico Municipal. Levar um deles para casa exige uma atitude consciente e responsável: não são brinquedos, dão gasto, requerem atenção e cuidados especiais.

E vale a pena adotar? A própria ciência já comprovou os benefícios que a companhia e a interação com um animal de estimação podem trazer às pessoas, especialmente crianças e idosos. A satisfação de ser recebido com alegria em casa é a melhor recompensa, garantem donos de animais.

Os cãezinhos da feirinha de hoje eram moradores do abrigo particular que passou por situação de risco, noticiada permanentemente nas últimas duas semanas pela Gazeta. Os problemas no local, onde haviam 500 e agora há pouco mais de 400 cães, mobilizaram toda a cidade em doações de ração, remédios e cuidados voluntários. Agora, os animais precisam ser adotados e a expectativa dos voluntários é que a população dê um lar aos filhotes.

PERFIL

Na feirinha de adoção de cães, os interessados irão encontrar apenas filhotes, machos e fêmeas, entre dois e cinco meses de vida. São vira-latas de diversas cores e diferentes pelagens, geralmente curtas. Foram vacinados e vermifugados.

Para adotá-los é preciso boa-vontade e condições financeiras para custear a posse do animal, lembrando que um vira-lata de porte médio pode durar entre 10 e 12 anos.

Os interessados devem ter mais de 18 anos de idade e apresentar documento de identidade ou carteira de habilitação com foto.

Cristina Arzolla, presidente da SPPA, disse que a esperança dos voluntários é que todos os animaizinhos sejam adotados, mas caso isso não ocorra, a alternativa é que consigam lares transitórios, onde permanecerão provisoriamente por um período entre 15 e 20 dias, até a realização da próxima feira de adoção. “É uma forma de evitar que voltem para o abrigo e corram o risco de pegar doenças, já que são pequenos e frágeis”, falou.

Com exceção de quatro deles, os demais filhotes da feirinha de hoje já estavam em lares transitórios (casas de voluntários, pet shops e clínicas veterinárias).

Outra forma de auxiliar o abrigo é custear o tratamento dos cães adultos. Mutirões têm sido realizados no local por voluntários da cidade e da região.

Ajude os abrigados!

No abrigo existem mais de 400 cães precisando de novos lares ou de padrinhos regulares. Para doar remédios ou adotá-los, é preciso entrar em contato com a SPPA, que atende às terças e quintas-feiras à tarde, no 6º andar do Edifício Kennedy, à praça José Bonifácio, 799. Telefone: (19) 3432-2267. Nos demais dias, a entidade atende pelo telefone de plantão: (19) 9275-1040. E-mail: [email protected].

As doações de ração podem ser feitas aos seguintes endereços: Unisport (rua Boa Morte, 1622); Agência de Modelos Newton Oliveira (rua Luiz de Queiroz, 641, esquina com rua 13 de Maio); Pet Shop Aukilate (Centro Comercial do Terras de Piracicaba, próximo ao Carrefour).

O abrigo precisa de outros itens para dar continuidade aos trabalhos: carriola, madeira, toalha, pano de chão, material de limpeza, produtos para higiene dos animais e medicamentos (antibióticos, Ivomec, pentabióticos, multibióticos, penicilina, zelotril, vitaminas injetáveis, algodão, gaze, seringa)

Você viu?

Ir para o topo