EnglishEspañolPortuguês

Estudo liga erupção gigante com a maior extinção em massa que existiu

29 de maio de 2009
1 min. de leitura
A-
A+

Há 260 milhões de anos, uma enorme erupção vulcânica no Sudoeste da China foi responsável pela extinção de um grande número de espécies, mostra uma investigação publicada hoje na “Science”.

O fim dos dinossauros foi uma brincadeira comparado com o que aconteceu no final do período Pérmico. Durante mais de dez milhões de anos ocorreram vários processos de extinção até há cerca de 250 milhões de anos, com o final do período que deu lugar à era dos grandes répteis.

A nova investigação foi capaz de indicar com precisão um dos fenômenos que levou à extinção de muitas espécies, a partir das camadas de rochas fossilizadas que mostram extinções de diferentes formas de vida – permitindo fazer uma ligação entre o vulcanismo e a catástrofe natural.

“A extinção abrupta da vida marinha que vemos no registo fóssil é uma forte ligação entre a erupção vulcânica gigante e uma catástrofe ambiental ao nível do globo”, disse Paul Wignall, professor e paleontólogo da Universidade de Leeds, primeiro autor do artigo publicado hoje.

A erupção libertou meio milhão de quilômetros cúbicos de lava, o suficiente para cobrir uma área superior à de Portugal e lançou para a atmosfera grandes quantidades de dióxido sulfúrico. Não se sabe quais as causas diretas que levaram à morte das espécies, mas o vulcanismo poderá ter forçado uma grande alteração no ciclo natural do carbono.


Fonte: PUBLICO.PT

Você viu?

Ir para o topo