Cães tornam-se aliados na recuperação de crianças e adultos


Um projeto social vem fazendo a diferença no Rio de Janeiro, ele se chama Patinhas do Bem, criado no ano passado pelo adestrador e organizador de eventos Denizard Baldan em parceria com donos de cães. O Projeto realiza atualmente, visitas mensais a diversas instituições especiais que cuidam de crianças, adultos e idosos enfermos ou portadores de algum tipo de deficiência física ou mental.

O projeto conta com um staff de 15 cães de temperamento dócil, com vacinação e vermifugação em dia e com uma terapeuta ocupacional que acompanha as visitações do projeto. Durante as visitas, são realizadas diversas atividades com cães e pacientes, entre elas, apresentação de agility, show dog, contato com o animal, brincadeiras para trabalhar a motricidade e estimular o raciocínio, desfile de cães fantasiados e sorteio de brindes.

“Nosso projeto é 100% filantrópico e tem por objetivo proporcionar uma tarde de alegria e descontração, principalmente, para a recuperação da saúde dessas pessoas. Sabemos que a relação de convivência com um animal, ajuda e muito no desenvolvimento emocional e na autoestima das pessoas. Cada visita que realizamos a uma instituição saímos com a sensação de dever cumprido, pois a troca de energia é muito intensa. Nossa ideia, é formar grupos de voluntários em todo o Brasil, criando uma grande rede do bem”, diz Denizard Baldan.

A terapeuta ocupacional do IBRM, Luciana Pelagaggi, conheceu o projeto Patinhas do Bem em uma das visitas realizadas pelo grupo, e desde então se tornou voluntária junto com seu cão labrador.

O Projeto tem um propósito belíssimo. Sabemos que a interação paciente e cão é um instrumento que auxilia no tratamento das dificuldades motoras, de relacionamento e de aprendizagem. Os cães têm a afetividade e a reciprocidade como características principais e isso auxilia no acesso e no desbloqueio das emoções, devido ao vínculo paciente/animal” – afirma a terapeuta.

Projeto Patinhas do Bem é aberto a todos que queiram participar, mas é fundamental que o cão seja dócil, que tenha um acompanhamento veterinário e que esteja habituado ao convívio com outras pessoas e animais. Durante a seleção de novos voluntários, são realizadas entrevistas com os donos e um veterinário responsável do projeto, analisa o animal.

A próxima visitação dos cães voluntários do Projeto Patinhas do Bem, está agendada para o dia 05/06, na Fundação São Martinho, que atua na esfera da assistência social em prol da causa da infância e da adolescência, no Centro do Rio.

O Projeto “Patinhas do Bem” realiza visitas no IBRM (Instituto Brasileiro de Reeducação Motora), AMICCA (Associação de Amigos com câncer) e na Casa Maternal Mello Mattos. A idéia do coordenador do Projeto, Denizard Baldan, é aumentar o número de instituições atendidas e realizar visitações quinzenais.

Para agendar uma visita do Projeto Patinhas do Bem a uma Instituição, basta encaminhar um email para patinhasdobem@gmail.com ou entrar em contato pelos telefones (21) 2576-7711/9539-5233.

CONTATOS DO PROJETO PATINHAS DO BEM

Alessandra Fabro/Roberta Araújo

(21) 2245-605/9835-8822

Email: patinhasdobem@gmail.com.br

houseclipping@houseclipping.com.br

Fonte: MS Notícias


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

TRAGÉDIA

RETROCESSO

SOFRIMENTO

DIFICULDADES FINANCEIRAS

BELO HORIZONTE (MG)

COVARDIA

CRUELDADE

PROTEÇÃO ANIMAL


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>