EnglishEspañolPortuguês

Sea Shepherd participa da 3ª Festa da Biodiversidade em Porto Alegre

24 de maio de 2009
2 min. de leitura
A-
A+

Nesta sexta-feira, dia 22 de maio, Porto Alegre sediou a 3ª Festa da Biodiversidade, que mais uma vez acontecia no Largo Glênio Peres, no coração da capital gaúcha. Mais de trinta bancas de grupos ligados ao meio ambiente e a movimentos sociais foram instaladas em frente ao Mercado Público, e durante todo o dia houve encenações, capoeira, rádio ao vivo, oficinas, distribuição de mudas e interação com o público. Desde as 9h a Sea Shepherd se fez presente com uma banquinha e quatro voluntários, atendendo os interessados e distribuindo panfletos da entidade e o folder sobre a atual campanha em defesa dos tubarões. O público se mostrou interessado e preocupado com a vida marinha, e não foram poucos os que se indignavam com a realidade mostrada nos banners e impressos.

O intenso fluxo de público no calçadão permitiu que centenas de pessoas visitassem a banquinha, desde uma ecologista da Suécia até um voluntário do Greenpeace, que respeitosamente foi ler sobre a apreensão das barbatanas em Rio Grande, sua cidade natal. Mas a presença mais curiosa foi de um trabalhador da indústria pesqueira, que viu o folder sobre os tubarões e concordou com tudo. “Eu trabalho em um navio-fábrica, e pegamos tubarões nesse sistema. O patrão diz que é para poder nos pagar melhor. Se tiver ‘batida’, vão ver que está tudo irregular”, explicou o anônimo antes de desaparecer na multidão, apressado.

Pouco antes das 19h os banners foram recolhidos, pois todo o material já havia sido distribuído, apesar do evento ainda seguir firme, em grande parte. Vários contatos novos foram feitos, pessoas que já recebiam a newsletter da entidade puderam conhecer pessoalmente alguns dos envolvidos com a Sea Shepherd local, e muitos que só viam as ações em vídeos tiveram oportunidade de se aproximar para solicitar informações sobre cursos de capacitação e como fazer para ajudar a vida marinha.

Você viu?

Ir para o topo