EnglishEspañolPortuguês

Cavalo Pampo, atropelado em Joinville, depende de cirurgia dispendiosa

23 de maio de 2009
1 min. de leitura
A-
A+

O futuro do cavalo Pampo ainda é incerto. Ferido, com a pata direita quebrada, depois de ser atropelado por um caminhão, ele permanece deitado num terreno baldio no bairro Itaum, zona Sul de Joinville (SC). Na tarde desta sexta-feira, uma veterinária foi atender o animal e constatou que a fratura é grave e uma cirurgia será necessária. O problema é o custo da operação, que fica entre R$ 6 mil e R$ 9 mil.

– Eu aconselho fazer eutanásia, o sacrifício. Não tem jeito – diz a veterinária especialista em equinos, Bárbara Doneux Rebske.

Uma equipe da Fundação 25 de Julho esteve no local no início da tarde desta sexta-feira. Eles apenas solicitaram um parecer de uma veterinária. O sacrifício só se daria com autorização do proprietário do cavalo. O dono está preso no Presídio Regional de Joinville suspeito de tráfico de drogas. É dele também a égua Pocotó, que até quinta-feira permanecia ao lado de Pampo. Nesta sexta, ela foi levada para um outro lugar, onde será cuidada por parentes do proprietário.

Pampo continua deitado no terreno. Alimenta-se de capim e de água fornecida por moradores. Os vizinhos, que antes não queriam a morte do cavalo, agora já mostram resignação. – É uma pena, mas talvez seja esse o fim dele – diz a dona-de-casa Iracema Palmeira, 49 anos, uma das moradoras que lutam pela sobrevivência do animal.

Fonte: Diário Catarinense

Você viu?

Ir para o topo