EnglishEspañolPortuguês

Dezenas de peixes são encontrados mortos no rio Cerro, em Jaraguá do Sul (SC)

21 de maio de 2009
1 min. de leitura
A-
A+

Dezenas de peixes foram encontrados mortos na manhã desta quinta-feira no leito do rio Cerro, em Jaraguá do Sul, SC. Havia espécies de jundiá, carpa e cascudo. Os animais estavam boiando nas margens do rio, que segue da direção da região oeste para o centro da cidade, onde desemboca no rio Jaraguá Esquerdo.

Lucio Sassi /

Técnicos da Fundação Jaraguaense do Meio Ambiente (Fujama) foram avisados da situação. Eles tiraram fotografias do local e percorreram parte do leito para identificar a causa dessas mortes.

Os funcionários recolheram várias amostras da água do rio em diversos pontos do leito. Esse material será examinado para saber se houve o despejo de material tóxico no rio, que poderia ter matado os peixe. Na água, não havia sinais de manchas que apontasse a presença de óleo ou tinta.

O presidente da Fujama, César Rocha, disse que os resultados dos exames deverão ficar prontos dentro de uma semana.

– Os técnicos também recolheram amostras de efluentes (esgotos) das empresas que estão na região. É difícil apontar uma causa com rapidez porque muitos ribeirões desembocam nesse rio (Cerro) que vem de várias nascentes e um deles pode ter trazido material tóxico, ou até mesmo os peixes mortos sejam de algum açude – opinou Rocha.

A Fujama não revelou a quantidade total de peixe encontrados mortos.

Fonte: Jornal de Santa Catarina

Você viu?

Ir para o topo