EnglishEspañolPortuguês

192 espécies de pássaros em risco crítico de extinção

15 de maio de 2009
1 min. de leitura
A-
A+

Um total de 192 espécies de pássaros estão “em risco crítico de extinção”, o maior grau de ameaça que pesa sobre elas, segundo a mais recente lista vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN), publicada nesta quinta-feira (14/05).

Segundo a UICN, essas 192 espécies fazem parte das 1.227 globalmente ameaçadas, representando 12% da totalidade dos pássaros no mundo.

“Esse número não para de aumentar, apesar das iniciativas de conservação tomadas em todo o mundo”, comentou o dirigente da Comissão para a Sobrevivência das espécies da UICN, Simon Stuart.

Duas novas espécies se somaram este ano à lista: O Gorgeted Puffleg ou Zamarrito del Pinche da Colômbia (Eriocnemis isabellae) e o Sidamo Lark (Heteromirafra sidamoensis).

O primeiro, um pássaro muito colorido e recentemente descoberto na Colômbia, é vítima do desmatamento no sudoeste do país causado pelo cultivo de coca. O segundo também está ameaçado pelas mudanças nas planícies em que vivem, na Etiópia.

Aves outrora comuns também estão desaparecendo. É o caso, no leste da América do Norte, do andorinhão-migrante (Chaetura pelagica), cuja população decresceu aproximadamente 30% na ultima década. A espécie mudou da categoria ‘pouco preocupante’ para ‘quase ameaçada’.

A UICN se preocupa especialmente com o fato de que 24 espécies estão ainda mais ameaçadas hoje do que há um ano, apesar dos planos de ação postos em prática no mundo para lutar contra essa tendência.

Outro elemento de preocupação é a rarefação das espécies denominadas comuns. A UICN dispõe da maior rede consagrada à proteção da natureza do mundo com mais de 1.000 organizações em 140 países.

Fonte: AFP

Você viu?

Ir para o topo