EnglishEspañolPortuguês

Zoonoses de Ribeirão Preto (SP) antecipa vacina antirrábica

13 de maio de 2009
1 min. de leitura
A-
A+

O Centro de Zoonoses de Ribeirão Preto antecipou de junho para o próximo final de semana a vacinação antirrábica de animais na zona rural. As ações serão, pela primeira vez, aos finais de semana para facilitar o acesso dos agentes aos moradores. A preocupação é com o salto no número de morcegos com o vírus da raiva na cidade, índice que superou o registrado em todo o ano passado (já são 15 casos em 2009 contra 12 em 2008).
O município concentra hoje a maioria dos casos registrados em São Paulo. O último dado do Instituto Pasteur apontou 42 morcegos contaminados até abril, sendo 13 de Ribeirão. A chefe da Divisão de Controle de Zoonoses, Eliana Collucci, disse que a alta é resultado de três fatores: maior circulação do vírus no Estado, aumento da vigilância e uma população bem informada.
“Ribeirão convive há vários anos com esse tema e por isso os moradores se sensibilizam e faz as notificações. Tivemos um aumento significativo em relação ao ano passado, mas ainda estamos dentro de uma normalidade”, declarou Eliana. Os últimos dois casos de morcego contaminado ocorreram na semana passada, no Recreio das Acácias, onde a Zoonose fez uma ação de bloqueio a partir da vacinação de cães e gatos. “A orientação para população é que, quando forem encontrados morcegos, vivos ou mortos, não se deve tocar. Apenas cobrir com pano ou recipiete para que ele não se desloque até a chegada dos agentes”, afirmou Eliana. Animais de estimação que tiverem contato com morcegos precisam ser monitorados por pelo menos 80 dias. Informações: (16) 3628-2015.
Fonte: Gazeta de Ribeirão

Você viu?

Ir para o topo