EnglishEspañolPortuguês

Exposição portuguesa alerta para o conhecimento e preservação da biodiversidade

13 de maio de 2009
1 min. de leitura
A-
A+

A exposição “Identidades”, de André Valério, aconteceu no café Mazagran, em Caldas da Rainha, Portugal, entre 14 de abril e 10 de maio.
A mostra consistia num conjunto de 11 ilustrações científicas de aves, cujo objetivo era alertar para o conhecimento e preservação da biodiversidade local.
André Valério, nascido em 1989, em Mafra, Portugal, frequenta o curso de Design de Ambientes, na Escola Superior de Artes e Design nas Caldas da Rainha. É desde cedo que começa o seu fascínio pela avifauna e a ilustração surge da sua paixão e necessidade de promover a preservação das aves bem como os seus habitats, tendo editado alguns projetos relacionados com a preservação da avifauna local.
A convite do seu amigo e colega de observação, D’Almeida Simões, tem participado nas suas exposições contribuindo com ilustrações de algumas espécies e auxiliando na elaboração e edição de um roteiro de observação de aves para a Câmara Municipal de Mafra, editado em 2008.
“A perícia na localização e na identificação das espécies não se adquire facilmente, e é nisso que reside todo o seu fascínio. Desde bem cedo este encanto faz parte da minha vida, algo que me desperta os sentidos e me faz parar cada vez que vejo ou ouço um chapim, por exemplo”, relata André Valério.
“Crescer numa aldeia perto de Mafra, rodeado por todos os “bicharocos” que habitam e visitam o nosso quintal conduziu-me a este fascínio, contudo, grande parte das aves permaneceu um mistério até certa parte da minha adolescência. A integração na arte da Falcoaria, a participação em projetos de preservação e conservação da fauna silvestre, bem como a educação ambiental, despertou-me a observação mais intensa das aves”, revela.
Fonte: Jornal das Caldas

Você viu?

Ir para o topo