EnglishEspañolPortuguês

Manifestação marca comemoração do Grupo Fauna ao Dia de todas as Mães

12 de maio de 2009
2 min. de leitura
A-
A+

Por Amanda Almeida, Gabriel Carvalho e João Carlos Fadino
Para lembrar que este domingo era o dia de todas as mães, humanas ou não, o Grupo Fauna organizou uma manifestação no Calçadão da Rua Coronel Cláudio. Durante a manhã do sábado, 9, os integrantes do Grupo distribuíram panfletos conscientizando a população sobre o vegetarianismo. Além disso, banners e cartazes chamavam a atenção de quem passou pelo local.
Quem passou pelo Calçadão da Rua Coronel Cláudio, próximo do Terminal Central, na manhã deste sábado, 9 de maio, não pode deixar de ver uma vaca de dois metros e meio caminhando entre as pessoas no calçadão. Quem estava representando o animal era o integrante do Grupo Fauna, Willian Lobo.
Dentro de uma fantasia branca com manchas pretas e calçando um instrumento de saltos, Willian chamava a atenção de todos para divulgar o vegetarianismo. “A fantasia chama a atenção para uma das mães mais exploradas, que é a vaca”, afirma Willian. Segundo ele, a idéia da manifestação é que as pessoas se sensibilizem nesta data por todas as mães, não somente as humanas.
“A idéia é para que todos parem para pensar não só pela mãe que te gerou ou pela sua condição de mãe humana, mas também nas demais mães que, da mesma forma, geram seus filhotes. Mas essas mães são exploradas diariamente com hormônios, anabolizantes, vivem em pequenas caixas do tamanho do seu próprio corpo, sem a possibilidade de se mover, de se desenvolver e criar laços com seus filhotes”, explica o integrante do Grupo Fauna.
A empresária Neide Carleto Dial estava passando pelo calçadão quando foi surpreendida pelo animal gigante. Segundo ela, é uma boa maneira de chamar a atenção, e a manifestação pode mudar seus hábitos alimentares. “Não sou vegetariana, mas gostaria de ser. Basta querer”, afirma Neide.
Outra pessoa que talvez mude sua forma de se alimentar é a funcionária pública Maura Roth. “Morro de dó das vaquinhas, mas sou carnívora. Sei que já está provado que a carne faz mal à saúde, e já pensei em virar vegetariana. Quem sabe agora, né?”, diz Maura.
Segundo a integrante do Grupo Fauna e estudante de Engenharia de Alimentos, Ana Carolina Gilgen, a manifestação parte do princípio de que o amor não é um sentimento só para humanos. Além disso, todas as mães merecem um feliz dia das mães, sejam elas humanas ou não.

Você viu?

Ir para o topo